EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O Secretário-Geral da ONU diz que o mundo está caminhando rapidamente para uma catástrofe climática

Ban Ki-moon
Ban Ki-moon

Falta de acordo climático será pago por futuras gerações

Vamos para um abismo, diz Secretário-geral da ONU sobre clima – Ban Ki-moon disse na 3ª Conferência Mundial sobre Clima, em Genebra, que a ausência de um acordo sobre aquecimento global terá consequências econômicas graves; ele apelou aos líderes mundiais para negociarem um novo pacto sobre redução de gases que provocam o efeito estufa.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta quinta-feira que o mundo está caminhando rapidamente para uma catástrofe climática.

Em discurso na abertura do segmento de alto nível da 3ª Conferência Mundial sobre o Clima, em Genebra, na Suíça, Ban pediu aos líderes mundiais para finalizarem um acordo sobre a redução dos gases que provocam o efeito estufa.

Graves Consequências

O Secretário-Geral afirmou que o mundo tem um pé preso no acelerador, indo em direção a um abismo. Ele indicou que a falta de um acordo sobre a mudança climática terá consequências econômicas graves.

As Nações Unidas irão realizar em dezembro, em Copenhague, capital da Dinarmarca, uma conferência internacional sobre Mudança Climática para decidir os termos da próxima fase de cumprimentos do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Ban Ki-moon lembrou que a reunião acontecerá em menos de três meses e que restam apenas 15 dias de reuniões preparatórias para resolver questões tão complexas e chegar a um consenso.

Compromisso

Ele alertou que o preço de um eventual fracasso em dezembro será muito alto às presentes e futuras gerações.

Ban afirmou que no final deste século,o nível do mar poderá subir entre meio metro e dois metros. Ele disse que o número de pessoas que vivem a uma distância de um metro do mar poderá duplicar para 130 milhões neste período. O que é que essas pessoas vão fazer e para onde irão quando o mar invadir as suas casas, perguntou o Secretário-Geral.

Acordo Verde

Ban disse que todos sabem qual é o problema, o que deve ser feito e que agora é a hora certa para agir.

O Secretário-Geral da ONU realçou que o mundo precisa de um acordo em Copenhague que permita reduções significativas de emissões, promova o crescimento verde e forneça os recursos necessários para a adaptação climática.

Reportagem de Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York, publicado pelo EcoDebate, 04/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.