EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Auditores resgatam 35 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Goiás

PEC do Trabalho Escravo

Entre as vítimas, três adolescentes

O Grupo Especial de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) resgatou na última quinta-feira (20) 35 trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma fazenda no município de Minaçu, localizada a 504 quilômetros da capital Goiânia. Entre os resgatados estavam três adolescentes, sendo um de 15 anos e outros dois de 16 anos.

Os trabalhadores não tinham vínculo empregatício formal. A maioria mora na cidade de Minaçu e alguns deles viviam na própria fazenda. Um deles declarou que trabalha na localidade há mais de 12 anos. O auditor-fiscal do trabalho e coordenador da operação, Roberto Mendes, informou que praticamente nenhum trabalhador usava equipamentos de proteção, exceto quando compravam com o próprio dinheiro, na cidade ou do empregador, que cobrava pelo fornecimento de foices, limas e botinas. Muitos casos de acidentes de trabalho foram informados pelos trabalhadores, inclusive com omissão de socorro, envolvendo intoxicações com agrotóxicos.

Segundo Mendes, a comida fornecida era de péssima qualidade. Pela manhã, apenas café puro e no almoço e jantar arroz, feijão, mandioca e, às vezes, carne. “As condições de moradia são as piores já encontradas pelo grupo de fiscalização rural”, destacou o auditor. Em um alojamento alguns trabalhadores dormiam na varanda em pedaços de espumas velhas e muito fétidas e outros em redes instaladas na varanda sobre os que dormiam no chão. Fora do alojamento quatro trabalhadores dormiam embaixo de uma árvore, com duas mulheres e uma criança de 4 anos. Também não havia energia no local.

Informações da SRTE/GO publicadas pelo EcoDebate, 02/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

2 thoughts on “Auditores resgatam 35 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Goiás

  • Osvaldo Ferreira Valente

    O trabalho escravo é revoltante, sem dúvidas. Só fico preocupado em ver que, para o MTE, ele só ocorre no meio rural. Será? E no meio urbano? As empregadas doméstica, por exemplo, com algo em torno de dois milhões sem carteira assinada, estão todas trabalhando em ambientes de respeito aos direitos elementares? Por que essa fixação no meio rural? Ele é sempre o vilão do meio ambiente, do trabalho escravo etc. Enquanto isso, nós urbanos estamos salvos de críticas e de obrigações.

Fechado para comentários.