EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/BA apura possíveis danos ambientais na instalação de termoelétricas no município de Sapeaçú

Inquérito civil investiga a existência de impacto ambiental e sociológico na instalação de duas termoelétricas na zona rural do município de Sapeaçú (BA)

O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana (BA) instaurou inquérito civil a fim de apurar a existência de impacto ambiental e sociológico na instalação de duas termoelétricas pela empresa Multiner na zona rural do município de Sapeaçú, a 156 km de Salvador.

As termoelétricas estão em fase de obtenção de licenciamento por meio de procedimento simplificado para instalação no município. Segundo a Resolução do Conama nº 279/01, esse tipo de procedimento só pode ser adotado quando a instalação de empreendimentos elétricos, incluindo as termoelétricas, tenham pequeno potencial de impacto ao meio ambiente.

No entanto, em relação às usinas de Sapeaçú, que funcionariam à base de óleo pesado (OCB1), o MPF entende que há dúvidas quanto ao impacto ambiental gerado, “o que deve ser devidamente apurado”, afirma a procuradora da República em Feira de Santana Vanessa Gomes Previtera.

De acordo com a procuradora, “a instalação conjunta dos dois grandes empreendimentos pode trazer diversos prejuízos ao meio ambiente equilibrado, tendo em vista a possível sinergia da atividade de impacto, ferindo a legislação ambiental”.

O inquérito foi instaurado com base em uma representação que questiona a legalidade na implantação das duas termoelétricas e solicita a verificação de eventuais danos ambientais por conta do empreendimento.

* Informe da Procuradoria da República na Bahia, publicado pelo EcoDebate, 15/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.