EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fiscais do Ibama impedem que floresta vire pasto em Rondon do Pará

Fiscais do Ibama impedem que floresta vire pasto em Rondon do Pará

Fiscais da Operação Guardiões Bahia-Marabá impediram a derrubada de cerca de 100 hectares de floresta amazônica numa fazenda em Rondon do Pará, a 150 quilômetros de Marabá, no sudeste do estado. Na ação, os agentes também evitaram a queimada em outra área e apreenderam mil metros cúbicos de madeira, o suficiente para encher 50 caminhões. O proprietário foi multado em R$ 915 mil por desmatar 182 hectares de vegetação nativa — área correspondente a mais de 180 campos de futebol.

“A fiscalização impediu o avanço da destruição que, no final, transformaria toda aquela área em pasto”, explicou a Chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Marabá, Célia Cavalcanti.

O crime ambiental foi identificado por meio de imagens de satélite pelo Setor de Sensoriamento Remoto da Gerência Executiva do órgão em Marabá. Ao chegar à fazenda, que cria gado de corte, os agentes confirmaram o desmatamento total numa área de 130 hectares, que, segundo os fiscais, estava pronta para ser queimada a qualquer momento. O proprietário também fazia extração seletiva em 52 hectares de floresta. Cerca de 250 toras de espécies nobres, como angelim e maçaranduba, já estavam prontas para serem transportadas e, depois de serradas, abastecer o mercado ilegal. Toda a madeira está em processo de doação para a prefeitura de Rondon do Pará.

Iniciada no começo de julho, a Operação Guardiões Bahia-Marabá combate a extração, o desmatamento, transporte e comércio de madeira no sudeste do Pará.

Foto: Eugênio Fagundes de Brito

Texto de Nelson Feitosa, da Ascom Ibama/Marabá, publicado pelo EcoDebate, 05/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.