EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Le Monde: Ecologistas e agricultores se enfrentam pelo desmatamento da Amazônia

As riquezas da Amazônia são fontes de muita cobiça, em especial a dos agricultores. E o debate que opõe ecologistas e ruralistas em torno do desenvolvimento dessa região povoada por 23 milhões de habitantes mobiliza o fervor dos defensores de cada campo.

Recentemente, foram os ecologistas que obtiveram uma vitória, ao tomar o mundo agrícola de surpresa. Um relatório da ONG Greenpeace, sobre a criação descontrolada de gado na Amazônia, levou as três principais redes de supermercados a suspenderem suas compras de carne proveniente de áreas desmatadas ilegalmente. Os contratos de diversos abatedouros também foram suspensos, o Banco Mundial rescindiu contrato com o frigorífico Bertin e a justiça entrou com ações contra 21 fazendas. “É preciso conscientizar as pessoas, pois a Amazônia está ameaçada pelo eixo do mal que alia o gado – o Brasil é o principal exportador mundial de carne – , a exploração ilegal de madeira e o avanço da soja e da cana de açúcar”,diz Paulo Adário, coordenador de campanha para o Greenpeace. Reportagem de Annie Gasnier, no Le Monde.

Um argumento que vai contra a maior defensora do agronegócio, a senadora do partido conservador Democratas (DEM), Kátia Abreu: “Não é crime produzir para exportar”, se rebela aquela que preside também a Confederação Nacional da Agricultura, “pois nós não destruímos a vegetação, mas sim a substituímos por alimentos”. Seu argumento choca: o agronegócio representa um terço do PIB e das exportações do país.

Essa rica fazendeira do Estado de Tocantins assumiu o papel de porta-voz dos agricultores que “muitas vezes não se expressam bem, são tímidos, rudes, simples”. Assim que chega a Brasília, ela troca seu jeans por uma saia e sapatos envernizados e defende seus protegidos da tribuna do Senado. Ela também conta com o apoio da bancada ruralista, o grupo de deputados que apóiam a causa agrícola, com 150 dos 513 deputados.

“Kátia Abreu tem uma visão moderna do mundo agrícola, e o defende como uma tigresa”, garante o agrônomo Dante Scolari, conselheiro para a comissão parlamentar da Agricultura. No Brasil, os lobistas miram os congressistas, apesar (ou por causa?) de sua reputação abominável de “corruptos”.

Coletes à prova de bala e escolta
“Os ecologistas não devem ter o monopólio do debate”, defende Kátia Abreu, que exigiu a demissão do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, depois de tê-lo ouvido chamar os grandes fazendeiros de “vigaristas”. Ela diz: “Então para que interesses serve essa ONG estrangeira que só fala mal, em vez de também dizer ao mundo que o Brasil conservou 52% de sua vegetação original?”

Tratados com hostilidade por seus detratores, os militantes do Greenpeace percorrem a Amazônia por sua conta e risco. Com base em Manaus, Paulo Adário foi ameaçado de morte, e durante dois anos, esse homem de cinquenta e poucos anos grande e forte viveu com um colete à prova de balas, e uma escolta da polícia federal. Em 2005, a irmã missionária Dorothy Stang, defensora dos pequenos agricultores, foi assassinada por matadores de aluguel pagos por latifundiários.

Paulo Adário abandona a floresta para falar em encontros internacionais. “As autoridades brasileiras tremem diante de pressões internacionais”, ele afirma, acreditando que o presidente Lula ainda não decidiu entre o desenvolvimento predatório e o desenvolvimento sustentável.

Enquanto eles o ouvem promover a solução brasileira dos biocombustíveis, os militantes do Greenpeace exigem que o Brasil prove que etanol de cana de açúcar não contribui para a destruição da Amazônia e do ambiente.

Esses dois adversários, entretanto, concordam quanto à solução que salvaria a majestosa floresta de novas destruições.

“A remuneração do serviço ambiental é a solução para todos nossos problemas”, garante Kátia Abreu. “É preciso criar uma economia do meio ambiente onde o Estado criaria infraestruturas e créditos para uma exploração sustentável”, completa Paulo Adário.

Tradução: Lana Lim

Reportagem [Ecologistes et agriculteurs s’affrontent durement sur la déforestation de l’Amazonie] do Le Monde, no UOL NOtícias.

EcoDebate, 29/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.