EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo sugere que o aquecimento global encolhe os peixes europeus

peixes
Foto da AFP

Um novo estudo [Global warming benefits the small in aquatic ecosystems] apontou que os peixes da Europa estão menores do que foram por décadas e os pesquisadores acreditam que a culpa pode ser do aquecimento global. Eles alertam que os peixes menores podem vir a causar um efeito dominó na cadeia alimentar.

Os peixes europeus estão ficando menores. Ao longo das últimas duas ou três décadas, algumas variedades perderam quase metade do peso de seu corpo. E enquanto os peixes menores agora corresponderem a um maior percentual de todas as espécies de peixes, os estoques europeus de peixes também encolheram -em cerca de 60%. Reportagem do Der Spiegel, com informações complementares do EcoDebate.

Isso segundo um estudo realizado pelos pesquisadores Martin Daufresne, do Instituto de Pesquisa em Engenharia, Agricultura e Meio Ambiente (Cemagref) em Lyon, França, e Ulrich Sommer, do Instituto Leibniz de Ciências Marinhas da Universidade de Kiel, Alemanha. O estudo foi publicado nesta semana na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Os pesquisadores analisaram levantamentos de longo prazo das comunidades aquáticas nos rios e ribeirões europeus e nos mares Báltico e do Norte -elas incluíram peixes, plâncton e bactérias em seu estudo- e descobriram que, em média, os peixes ficaram menores à medida que as temperaturas médias da água subiam.

“Foi um efeito que observamos em vários organismos e em vários ambientes diferentes; nos peixes, no plâncton, nas bactérias, na água doce, na água salgada. Nós observamos um encolhimento global de tamanho para todos os organismos em todos os ambientes”, disse o autor do estudo, Daufresne, para a agência de notícias “France Presse” na segunda-feira.

Os pesquisadores não acreditam que outros fatores, como pesca excessiva, sejam o motivo. “Apesar de não negar o papel de outros fatores, nosso estudo fornece forte evidência de que a temperatura de fato tem um grande papel”, concluiu o estudo.

Os resultados desta descoberta podem ter grandes implicações. “É imenso”, disse Daufresne. Porque “tamanho é uma característica fundamental que está associada a várias funções biológicas, como fecundidade -a capacidade de reproduzir”. Isto é, peixes menores põem menos ovos. Além disso, eles fornecem menos sustento para os predadores, de forma que tudo isso pode ter um efeito dominó ao longo de toda a cadeia alimentar e no final afetar também os seres humanos.

Já foi mostrado que a mudança climática tem um impacto sobre os animais ao redor do mundo, com o aumento das temperaturas causando mudanças nos padrões migratórios e mudanças no prazo de grandes eventos vitais entre os organismos vivos. E apesar de Daufresne acreditar que o aquecimento global ter um papel, é difícil concluir se o aumento das temperaturas pode estar causando o encolhimento de outros animais. Dito isso, um recente estudo publicado na revista “Science” notou que os carneiros escoceses parecem estar ficando menores à medida que os invernos se tornam mais brandos.

O que está claro para Daufresne, entretanto, “é que é algo que parece estar acontecendo em toda parte. O fato de observarmos este padrão comum entre sistemas diferentes e entre tipos diferentes de organismos significa que há um efeito real do aquecimento global sobre o tamanho”.

O artigo “Global warming benefits the small in aquatic ecosystems“, publicado na PNAS, 20/07/2009, doi: 10.1073/pnas.0902080106, está disponível para acesso integral no formato PDF. Para acessar o artigo clique aqui.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Reportagem [Warmer Waters Shrinking European Fish] do Der Spiegel, no UOL Notícias.

EcoDebate, 28/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.