EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Energia diversificada para a Amazônia

Painéis de conversão fotovoltaica
Painéis de conversão fotovoltaica

Possibilidades de fornecimento de energia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia foi o tema de mesa-redonda na 61a Reunião Anual da SBPC

O desenvolvimento sustentável da Amazônia exigirá matrizes energéticas variadas, adaptadas às necessidades de cada região da floresta, mas não existe política de Estado para isso no Brasil. A constatação emergiu de mesa-redonda comandada nesta quarta-feira, dia 15, pelo pesquisador Roberto Mendonça Faria, do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, durante a Reunião Anual da SBPC, em Manaus.

Faria apresentou dados sobre o potencial de uso da energia solar para a Amazônia. Segundo ele, a energia solar é muito pouco usada e discutida no Brasil – apesar do potencial do país. Vinicius Neder escreve de Manaus para o “JC e-mail”.

As tecnologias disponíveis hoje dividem-se em dois tipos: as plantas de concentração solar e os painéis de conversão fotovoltaica. As plantas têm sido desenvolvidas especialmente na Alemanha, na Austrália e nos Estados Unidos. Elas funcionam com espelhos espalhados em determinada área, todos direcionados para um receptor. Por termodinâmica, o calor dos raios do sol aquece um fluido, que move uma turbina. A partir daí, a planta funciona como qualquer usina termelétrica.

Já os painéis de conversão fotovoltaica são destinados a usos em pequena escala, como o uso residencial. Segundo Faria, ainda persiste o mito de que a energia solar é cara, mas a evolução da tecnologia tem barateado os custos. “Na Alemanha, 1% do total da energia gerada é fotovoltaica”, afirmou Faria, citando políticas como permitir que consumidores residenciais instalem painéis em seus telhados e vendam a energia excedente.

No Brasil, segundo o pesquisador, faltam políticas bem estruturadas. Embora ele tenha elogiado o programa Luz para Todos, do governo federal, que dá subsídios para a instalação de painéis solares em residências sem acesso à energia elétrica, a ressalva é importante. “No Brasil, a energia solar tem sido usada como programa assistencial. Falta um programa de desenvolvimento”, completou Faria.

Reportagem do Jornal da Ciência, SBPC, JC e-mail 3806, de 16 de Julho de 2009, publicada pelo EcoDebate, 18/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “Energia diversificada para a Amazônia

  • Eugenio Fonseca Pimentel

    Este inteligente, interessante e importante projeto deve ser implantado também no semi-árido do Brasil onde o índice de radiação de energia solar é bastante elevado e ocorre nesta região praticamente todos os dias do ano. Por exemplo, os municípios do Vale do Açu-RN possuem cerca de 2800 a 3000 horas de insolação ao ano.

Fechado para comentários.