EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Reino Unido detalha plano para alcançar metas domésticas de redução de emissões até 2020

Cerca de 15% dos cortes anuais de emissões entre hoje e 2020 serão conseguidos tornando os domicílios mais eficientes e apoiando a geração de energia renovável em pequena escala.

O Governo Britânico anunciou ontem (15) um plano de ação para converter o Reino Unido em uma economia sustentável e de baixo carbono. O Plano de Transição de Baixo Carbono – uma estratégia econômica abrangente – irá ajudar a converter o Reino Unido para uma existência de baixo carbono e a se beneficar das vantagens econômicas trazidas por essa transformação.

O plano, anunciado pelo ministro de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Miliband, detalha a maneira como o país irá alcançar suas metas domésticas de redução de emissões de carbono – estabelecidas pela Lei de Mudanças Climáticas no fim do ano passado – que determinam o corte de pelo menos 34% até 2020, em relação aos níveis de 1990. Uma redução de 21% já foi alcançada – o equivalente a zerar as emissões de quatro cidades do tamanho de Londres.

Transformar a Grã Bretanha em um lugar mais limpo e verde para se viver está no centro dos planos econômicos do governo para garantir que Reino Unido esteja pronto para aproveitar as oportunidades que vêm pela frente. As medidas anunciadas hoje significam que, até 2020:

· Mais de 1.2 milhão de pessoas terão empregos verdes;

· 7 milhões de lares passarão por reformas energéticas e mais de 1.5 milhão de domicílios terão suporte para produzir sua própria energia limpa

· 40% da eletricidade virá de baixo carbono, energia renovável, nuclear e carvão limpo

· A quantidade de gás importado será metade do que seria necessário em um cenário habitual

· Os novos carros irão emitir, em média, 40% menos carbono do que é emitido atualmente

O Ministro de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Milliband, disse:

“Para o Reino Unido, combater as mudanças climáticas e fazer a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono faz sentido para a economia, segurança e sociedade do país.’’

“Nosso Plano de Transição para o Baixo Carbono irá ajudar a abrir portas para novos empregos, novas indústrias e novas oportunidades de comércio internacional para o Reino Unido.’’

“As reuniões do G8 e das Grandes Economias na semana passada produziram verdadeiros avanços nas negociações quando líderes globais pela primeira vez concordaram em manter o aumento da temperatura em 2 graus. Isso significa que, a partir de agora, tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento terão de demonstrar que suas ações e compromissos são consistentes com este arcabouço científico. Um futuro de baixo carbono está agora ao alcance de todos os países do mundo à medida em que nos aproximados das negociações em Copenhague, que acontecem em menos de 150 dias.’’

‘‘Países desenvolvidos agora têm que demonstrar sua liderança e ambição se quiserem ser levados a sério pelos países em desenvolvimento. É por isso que eu acredito que todos os países desenvolvidos precisam de um plano para uma transição para baixo carbono. Hoje nós publicamos o nosso, mostrando que o Reino Unido tem vontade e está apto a cumprir seu papel no acordo de Copenhague com políticas de verdade e cortes reais em emissões.’’

A Estratégia Industrial de Baixo Carbono do Reino Unido, também publicada pelo Governo, apresenta uma série de intervenções ativas para apoiar as indústrias crítcas no combate às mudanças climáticas. Isto coloca trabalhadores e negócios do Reino Unido à frente de uma grande oportunidade global.

Também foram publicadas a Estratégia para Energias Renováveis do Reino Unido e o Transporte de Baixo Carbono: um futuro mais verde. A Estratégia explica como o Reino Unido irá atingir a meta de produzir 15% de toda a energia usada no país (eletricidade, aquecimento e transporte) a partir de fontes renováveis até 2020. O segundo documento irá mostrar como reduzir as emissões de carbono do transporte doméstico em até 14% na próxima década.

O Reino Unido é o primeiro país no mundo a estabelecer ‘‘orçamentos de carbono’’ com força de lei. Na Lei de Mudanças Climáticas de 2008, as emissões de gases do efeito estufa foram restringidas em período de cinco anos cada. O Plano de Transição aponta como o governo irá cortar emissões em 34%, em relação aos níveis de 1990 até 2020, dos principais setores resposáveis por elas – energia, casas, locais de trabalho, transporte e agricultura – no caminho para conseguir uma redução de pelo menos 80% até 2050.

Um esboço das áreas atendidas nos novos documentos se encontra abaixo:

O SETOR DE ENERGIA

Cerca de 50% dos cortes anuais de emissões feitos entre hoje e 2020 serão conseguidos tornando a matriz energética ainda mais verde. Espera-se que 40% da energia elétrica usada em 2020 venha de fontes de baixo carbono – 30% de fontes renováveis, e o resto de usinas nucleares (incluindo novas que serão construídas) e de carvão limpo. É necessário praticamente eliminar o carbono da eletricidade até 2050.

CASAS E COMUNIDADES

Cerca de 15% dos cortes de emissões entre hoje e 2020 serão conseguidos tornando as casas mais eficientes e dando suporte à produçãoem pequena escala de energia renovável. Existem grandes economias a serem feitas – numa casa com isolamento térmico mal feito, até £1,00 de cada £3,00 gasta com aquecimento está sendo desperdiçada.

TRABALHO E EMPREGO

Cerca de 10% dos cortes anuais em emissões feitos entre hoje e 2020 serãoconseguidos através de maior eficiência nos locais de trabalho. Até 2050, os escritórios, fábricas, escolas e hospitais precisaram praticamente zerar suas emissões. Empregos e oportunidades de negócio serão criados nos novos setores fora do setor de energia e ajudarão a tornar os negócios mais eficiêntes.

SISTEMA DE TRANSPORTE

Carca de 20% da economia anual de emissões necessárias ate 2020 terão de ser atingidas tornando mais sustentável a maneira como as pessoas se locomovem. Até 2050, os transportes rodoviários e ferroviários passarão por um processo de descarbonização e a aviação e transporte de cargas terão visto uma melhora significativa em eficiência.

AGRICULTURA E MANEJO SUSTENTÁVEL DE TERRAS

Cerca de 5% dos cortes anuais de emissões entre hoje e 2020 serão conseguidos com a redução de emissões da agricultura, uso da terra e lixo.

NOTA

1. Mais detalhes sobre o plano de transição para o baixo carbono, assim como o documento Caminho para Copenhage, recém lançado pelo governo estão disponíveis em: www.Actoncopenhagen.gov.uk

2. A publicação do plano de baixo carbono do Governo segue a recente proposta do Primeiro Ministro Gordon Brown para encontrar um caminho futuro para que países desenvolvidos e em desenvolvimento concordem em novos mecanismos para pagar pelas ações de combate às mudanças climáticas. Gordon Brown pediu aos países que trabalhem juntos em uma cifra de cerca de $100,00 bilhões de dólares ao ano até 2020 para ajudar países em desenvolvimento a reduzir suas emissões, agir contra o desmatamento e adaptarem-se às mudanças climáticas que já estão acontecendo.

* Informações da Missão Diplomática Britânica no Brasil.

EcoDebate, 16/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.