EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Carros elétricos podem dominar ruas dos EUA em 2030

Veículo Renault Nissan desenvolvido para a Better Place
Veículo Renault Nissan desenvolvido para a Better Place

As vendas de carros elétricos podem saltar para 86 por cento das vendas de veículos leves dos Estados Unidos em 2030 se os consumidores não tiverem que comprar baterias eles mesmos, afirma um levantamento da Universidade da Califórnia, divulgado nesta segunda-feira.

Uma companhia chamada Better Place e concorrentes que estão surgindo no mercado planejam oferecer planos pré-pagos, similares aos que existem hoje na área de telefonia celular. Uma família com um carro elétrico poderia comprar um plano da Better Place que oferece estações de recarga e troca de baterias quando necessário. Matéria da Agência REUTERS.

O custo para fabricar sistemas de recarga será superior a 320 bilhões de dólares nas próximas décadas, mas a economia com despesas de saúde devido à menor poluição atmosférica gerada por esses veículos pode atingir 210 bilhões de dólares, segundo o estudo feito pelo economista Thomas Becker.

O principal benefício oferecido aos motoristas pode ser carros com preços e custos operacionais semelhantes ou inferiores aos de modelos a gasolina.

A Renault Nissan está fabricando carros para o projeto da Better Place. A companhia afirmou que seu sistema será mais barato do que o uso de gasolina.

O levantamento previu que o custo por milha de se produzir e recarregar baterias, incluindo o gasto com a construção de um sistema de recarga, será similar ou acentuadamente mais baixo que o de carros a gasolina, que depende basicamente dos preços do petróleo.

Matéria da Agência REUTERS, no Estadao.com.br.

EcoDebate, 14/07/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.