EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama em Rondônia aplica 11 milhões em multas

Carvoarias em Rondônia, foto do Ibama
Carvoarias em Rondônia, foto do Ibama

A operação Inverno Verde – Arco de Fogo, realizada entre maio e junho de 2009, no município de Buritis, estado de Rondônia, lavrou 107 autos de infração que somam R$10.920.660,78 em multas e apreendeu 5.200 metros cúbicos de madeira e 1458,9 Kg de palmito.

Esta operação teve como principal objetivo coibir ilícitos ambientais relativos à exploração e industrialização ilegal de produtos e subprodutos florestais, tendo como parceiros o Ibama, a Polícia Federal, a Força Nacional e o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia.

Das 112 indústrias do Município de Buritis ativas no Cadastro Técnico Federal, 57 não existem fisicamente, das 55 existentes, 14 estão inoperantes e apenas 43 estão ativas. As empresas ativas que não foram localizadas fisicamente serão canceladas no Cadastro Técnico Federal – CTF.

Todas as empresas ativas e operantes tinham algum ilícito ambiental e foram autuadas. Seis delas foram embargadas e lacradas.

Foram identificadas empresas “fantasmas”, ativas no Cadastro Técnico Federal e no Cadastro Exploradores e Consumidores de Recursos Florestais – Ceprof da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que não foram encontradas fisicamente, mas emitem notas frias movimentando milhares de metros cúbicos de madeira ilegal, que na grande maioria são oriundas da Floresta Nacional do Bom Futuro, área de proteção ambiental que pertence ao povo brasileiro.

Informe da Ascom Ibama/RO, publicado pelo EcoDebate, 04/07/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.