EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

(Cap and Trade) Câmara dos EUA aprova lei para limitar as emissões de gases causadores do efeito estufa

poluição

Deputados aprovam projeto que limita emissões de gases poluentes nos EUA – A Câmara de Representantes aprovou hoje um projeto de lei que, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, impõe limites às emissões de gases que produzem o efeito estufa.

No que constituiu uma vitória política para o presidente Barack Obama, os legisladores abriram caminho à iniciativa por uma margem apertada de 219 votos a favor e 212 contra.

A aprovação foi alcançada após meses de negociações e no meio da resistência dos republicanos, que afirmaram que, caso passasse, a lei eliminaria fontes de emprego em um momento em que o país enfrenta uma dura recessão. Matéria da Agência EFE.

Em comunicado, o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca disse que Obama pede ao Congresso para que aprove o projeto de lei porque isso ajudará a reduzir a “dependência do petróleo estrangeiro, a fortalecer a segurança energética e nacional, e a criar milhões de novos postos de trabalho nos EUA”.

Além disso, informou a OMB, a iniciativa contém cláusulas para a proteção dos consumidores, a redução dos custos energéticos e para fomentar uma transição em direção a uma economia com fontes de energia que reduzam a poluição ambiental.

Após ser promulgada por Obama, a lei imporá limites às emissões de dióxido de carbono e outras substâncias tóxicas por parte das usinas geradoras de energia, as fábricas e refinarias.

Além disso, fomenta o desenvolvimento de fontes alternativas de energia renovável.

O projeto estabelece, além disso, um mercado de carbono, no qual as empresas poderiam comprar e vender autorizações para poluir, com o objetivo de criar um incentivo econômico para reduzir as emissões.

Pela lei, em 2020 um total de 12% da energia distribuída pelas companhias elétricas deverá proceder de fontes renováveis.

Além disso, estabelece a obrigatoriedade de cortar as emissões de gases que provocam o efeito estufa em 17% em relação aos níveis de 2005 até 2020 e em 83% até 2050.

Para a Casa Branca, a crise energética foi deixada de lado em detrimento da economia, da segurança nacional e do planeta.

* Matéria da Agência EFE, no UOL Notícias.

[EcoDebate, 27/06/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.