EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Professor defende que o meio ambiente é fator relevante em discussão sobre desenvolvimento econômico

O desenvolvimento econômico não pode desconsiderar os custos ambientais na avaliação do professor do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) Laerte Guimarães Ferreira. Ele defende a busca de soluções integradas para as crises econômica, ambiental e social.

“Não podemos tratar as crises de forma isolada. Não se pode discutir meio ambiente sem falar de pobreza, sem discutir o modelo econômico vigente. Precisamos de novos paradigmas.”

Coordenador dos cursos e das mesas de debates sobre meio ambiente programados para o 11° Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), Ferreira se define como “pragmático” em relação ao clássico conflito entre crescimento econômico e preservação ambiental. “O desafio de conservar não é fácil. É possível conciliar esses interesses, mas não numa visão romântica”, afirmou.

O professor, especialista e defensor do Cerrado, cita o exemplo do bioma para ilustrar a desconexão entre devastação e ganho de qualidade de vida. Segundo ele, mais de 47% do Cerrado foi destruído para dar lugar a pastagens e produção agrícola.

“E é muito mais grave quando trazemos à tona o fator desenvolvimento humano: desmatamos muito e em muito pouco tempo e o resultado do ponto de vista social não é visível. Continuamos tendo no Cerrado grandes bolsões de pobreza, desigualdade social. O saldo não foi revertido em desenvolvimento para as populações da região”, pondera.

A ideia de que os recursos naturais são infinitos e de que o homem não faz parte da natureza – apenas aproveita o que ela tem a oferecer – precisa ser reformulada, segundo Ferreira. “Quando nós entendermos que o ar puro tem um custo e que está sendo ameaçado, nós começaremos a pensar isso.”

Segundo o pesquisador, a “grande revolução ambiental” deste século é a conscientização. “Mais até do que as próprias soluções. Quando nos conscientizamos, passamos a valorizar mais e buscar maneiras de mitigar os impactos ambientais”, afirmou.

O processo, segundo Ferreira, inclui desde mudanças individuais, como a adoção de hábitos de consumo sustentável a transformação de práticas tradicionais, como a substituição da pecuária extensiva por modelos com maior produtividade

* A repórter viajou a convite da organização do evento // Edição: Lílian Beraldo

Matéria de Luana Lourenço*, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 18/06/2009.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.