EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

ONGs ambientalistas apresentam proposta de acordo e de metas para redução das emissões de CO2

poluição
Imagem: Corbis

Ambientalistas divulgam na Europa proposta de acordo e de metas para que mudança climática não seja catastrófica. Na área do desmatamento, as nações devem reduzir as emissões em 75% até 2020 em relação aos níveis de 1990, afirma documento.

País rico deve cortar CO2 em 40% até 2020, dizem ONGs – Enquanto o mundo patina na tentativa de fechar o novo acordo do clima, ONGs mostram um caminho possível para evitar uma mudança climática catastrófica: os países industrializados precisam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2020 -em relação às emissões de 1990. Matéria de Afra Balazina, na Folha de S.Paulo, 09/06/2009.

Esses gases, entre eles o CO2, provocam a mudança climática. Para impedir que ocorra um aumento de mais de 2C na temperatura até o final deste século, limite considerado seguro, o corte de emissões deve ser de 95% até 2050.

Os números integram a proposta de acordo do clima feita pelo Greenpeace, WWF, IndyACT (liga independente dos ativistas), Germanwatch, Fundação David Suzuki, Centro de Ecologia Nacional da Ucrânia e especialistas. A sugestão foi divulgada ontem em Bonn (Alemanha), local de um evento preparatório para a Conferência do Clima de Copenhague.

As emissões de desmatamento, diz a proposta, precisam ser reduzidas em pelo menos 75% em todo o mundo até 2020, em relação aos níveis de 1990. Para as ONGs, é fundamental que o tema entre no acordo, já que o desflorestamento corresponde a cerca de 20% das emissões globais.

Segundo o documento, as emissões no mundo não podem continuar subindo depois de 2017, ano em que devem atingir o pico. Os países em desenvolvimento podem adotar metas voluntárias e reduzirem suas taxas em 51% até 2050.

Os autores ressaltam que a proposta “é um trabalho em andamento”. Porém, para Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, a iniciativa é importante para que a sociedade tenha com que comparar as propostas que forem apresentadas. “Ainda não há nada na mesa. Isso deveria ser a base da negociação. É um documento justo, realista, que atende a necessidade que a ciência está nos colocando.”

Pesquisas científicas recentes indicam que, se as emissões forem 25% acima dos níveis de 2000 em 2020, a chance de exceder em 2C a temperatura será maior do que 50%.

Segundo Karen Suassuna, do WWF, os países desenvolvidos teriam, pela proposta, duas obrigações: além de reduzir suas emissões, precisam financiar o corte de emissões e a adaptação à mudança no clima nos países mais pobres.

Para isso, o documento aponta que os países ricos -que ao longo da história contribuíram mais para a mudança climática- precisam angariar US$ 160 bilhões ao ano, no período entre 2013 e 2017.

Carlos Scaramuzza, do WWF, espera que o documento seja uma referência ao debate. Mas é provável que a proposta influencie pouco as negociações do clima. Até agora, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse querer reduzir as emissões do país aos níveis de 1990 até 2020, e em 80% até 2050. Já a União Europeia disse que irá cortar 20% até 2020 (dependendo do compromisso dos outros países, pode chegar a 30%) e 80% até 2050.

Novos países industrializados devem adotar meta obrigatória

Alguns países de industrialização recente, na opinião das ONGs, deveriam entrar para o clube dos obrigados a cortar emissões. Entre eles estão a Arábia Saudita, Cingapura e a Coreia do Sul -países com PIB per capita (ajustado pela paridade do poder de compra) de US$ 20 mil por ano. A ideia, classificada como “justa” pelas ONGs, precisaria ser discutida e definida em Copenhague.

Já os países em desenvolvimento, com menor responsabilidade histórica, devem ter mais tempo para cortarem suas emissões. Até 2020, os países precisam atingir o teto de emissões (o limite é 84% acima dos níveis de 1990). Depois, porém, precisam alterar a curva e chegar a um corte de 51% nas emissões até 2050. (AB)

[EcoDebate, 10/06/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.