EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama realiza operação de combate ao desmatamento no município de Juara/MT e cidades vizinhas

Operação Guardiões Goianos

Uma equipe de fiscais do Ibama/GO em parceria com fiscais da Gerência Executiva de Juína/MT empreendem a – Operação Guardiões Goianos – Varredura, de combate ao desmatamento no município de Juara/MT e cidades vizinhas, iniciada em 23/04 com término previsto para 20/05.

Até o momento, já vistoriaram mais de 150 polígonos de desmatamentos, priorizando aqueles com desmates recentes, dos anos de 2007 a 2008, tendo já embargado e autuado mais de 70 propriedades.

Ao todo, até agora, já foram feitas em torno de 100 autuações e aplicadas multas no valor de R$ 35 milhões, em diligências realizadas de camionetes, helicóptero e até a cavalo, conforme a necessidade de acesso.

Com relação às atividades madeireiras, várias situações foram encontradas e, para cada uma, a medida cabível aplicada, havendo embargos, restrições de atividade, apreensões de maquinários, lacres de empresas madeireiras e, também, apreensão de carretas e de madeiras transportadas.

Educação Ambiental

educação ambiental

Durante esse período de atuação em Juara/MT, parte da equipe de fiscalização da Operação Guardiões Goianos trabalhou informação e educação ambiental junto à comunidade escolar, assentados e pequenos produtores, enfocando as questões ambientais locais e globais e suas consequências para a vida na terra.

Trabalhou também sobre a importância da Reserva Legal, das APPs e a necessidade da participação da comunidade nos cuidados com a terra e seus habitantes.

Houve uma boa acolhida desse trabalho pela comunidade, por ser um trabalho de orientação, não só de repressão e punição.

* Por Mirza Nóbrega, Ascom Ibama/GO

[EcoDebate, 19/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.