EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Preservação de nascentes e destinação correta de embalagens de defensivos rendem prêmio

A adoção de práticas sustentáveis na produção agrícola rendeu à Fazenda Rio Doce, localizada no município de Rio Verde, prêmio concebido por cooperativa de produtores para estimular a gestão correta dos recursos naturais.

Alta produtividade em harmonia com a natureza- Na área produtiva, de 800 hectares, soja, milho, milheto, feijão e algodão se revezam a cada safra.

A consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e a adoção de práticas que tornam a atividade produtiva sustentável renderam à Fazenda Rio Doce, localizada a 110 quilômetros de Rio Verde, o primeiro lugar no 2º Prêmio Gestão Ambiental, concedido pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo). Matéria do O Popular, GO.

A Fazenda Rio Doce está em uma região alta para os padrões do Cerrado. Essa característica e um terreno levemente acidentado facilitam a observação, a poucos quilômetros da entrada da sede, de um dos itens que garantiram o título à propriedade. Cinturões verdes, sem linearidade, percorrem boa parte dos 875 hectares da fazenda.

As árvores que protegem as três nascentes localizadas na fazenda e formam a Área de Preservação Permanente (APP) excedem o exigido pelo Art. 2º do Código Florestal – um raio de 50 metros de largura. De acordo com os proprietários, o casal Maurício e Márcia Scholten, a área é preservada desde 1986, quando o pai do agricultor adquiriu a propriedade. “Não sei ao certo, mas garanto que temos mais de 100 metros de mata ciliar em toda a extensão dos córregos”, afirma Maurício.

Além disso, a fazenda, que disputou o concurso com outras 57 propriedades rurais de 12 municípios goianos, tem uma espécie de filial em Caiapônia. A ideia de adquirir 428 hectares de terra no município vizinho nasceu da necessidade de suprir a falta de 20% de vegetação nativa, conforme exigido em lei. Essa foi a saída encontrada para preservar o meio ambiente e respeitar as leis, já que a fazenda, além de ter um modelo ecologicamente correto, também atinge alta produtividade.

Na área produtiva, de 800 hectares, soja, milho, milheto, feijão e algodão se revezam a cada safra. Este ano, o algodão ocupou cerca de 620 hectares, enquanto a soja foi plantada em 180 hectares. As médias de produtividade giraram em torno de 360 arrobas de caroço de algodão e 58 sacas de soja por hectare, índices considerados expressivos.

[EcoDebate, 05/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.