EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

EUA: Tribunal federal cancela prospecção de petróleo e gás no Alasca

Um tribunal de apelações dos Estados Unidos cancelou hoje um programa para ampliar a exploração de petróleo e gás na costa do Alasca, sob o argumento de que o Governo americano não considerou devidamente o impacto ambiental.

A decisão -expressa em um relatório de 37 páginas- suspende a aprovação de concessões temporárias nos mares de Beaufort, Bhering e Chukchi, o que representa uma vitória para ONGs ambientais e advogados dos povoados locais em uma região habitada por ursos polares, baleias, focas, morsas e grande variedade de aves marinhas. Matéria da Agência EFE.

Além de paralisar o programa, o tribunal de três magistrados, em sentença escrita pelo juiz conferente* David Sentelle, ordena ao Departamento do Interior que reúna mais informação sobre ambiente e vida silvestre nas regiões propostas para prospecção e exploração de hidrocarbonetos.

A abertura de áreas adicionais do Alasca para prospecção e exploração de hidrocarbonetos foi um dos assuntos mais polêmicos da campanha presidencial do ano passado, depois que os preços do petróleo alcançaram níveis sem precedentes.

Enquanto o democrata Barack Obama propôs uma aproximação cautelosa, os republicanos, especialmente a governadora do Alasca, Sarah Palin, então candidata a vice de John McCain, defenderam seu início imediato.

Nota do EcoDebate: a expressão juiz conferente é, no Brasil, equivalente a juiz relator.

* Matéria da Agência EFE, no UOL Notícias, 17/04/2009 – 16h23.

[EcoDebate, 18/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.