EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Minc afirma que aprovar simplificação do licenciamento ambiental é questão de honra

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, discute a simplificação do licenciamento ambiental para construção de habitações populares durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) Foto: Elza Fiúza/ABr
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, discute a simplificação do licenciamento ambiental para construção de habitações populares durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) Foto: Elza Fiúza/ABr

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou ontem (15) que considera “questão de honra” a aprovação da simplificação do licenciamento ambiental para habitações populares. “Tenho certeza de que será aprovado, porque 90% do Conama é favorável e ajudou a elaborar essas normas.”

A proposta, em votação no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), reduz para 30 dias o prazo para concessão do licenciamento de áreas de até 100 hectares, que, atualmente, pode tramitar pelo prazo de até um ano. A resolução foi redigida pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com as associações dos secretários estaduais e municipais de meio ambiente.

Minc destacou que alguns estados e municípios já possuem regras próprias e mais simples para a concessão de licenciamento ambiental. Em São Paulo, por exemplo, o processo deve ser concluído em até 20 dias. Mas, na maioria do país, segundo ele, a demora pode chegar a seis meses.

O ministro lembrou que o pacote habitacional lançado pelo governo prevê a construção de casas adaptadas com placas solares e com esquema de captação de água das chuvas. Para Minc, trata-se de um “empreendimento de alto conteúdo ambiental” e “nada mais justo do que fazer regras mais simples.”

“Essa regra não se aplica a condomínios de luxo em grandes áreas. É para a habitação popular e vai significar um ganho qualitativo e quantitativo. Aquilo que é bom tem que ser facilitado, dentro da lei e do rigor.”

Além da simplifcação do licenciamento ambiental, o Conama vota, até amanhã (16), proposta para o licenciamento ambiental no setor da aqüicultura. A matéria estava na pauta da reunião anterior mas foi retirada após um pedido de vista manifestado pela Fundação Ondazul.

Matéria de Paula Laboissière, da Agência Brasil.

[EcoDebate, 16/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.