EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Roraima: Barragem da hidrelétrica de Jatapu apresenta vazamentos e infiltrações que comprometem estrutura

hidrelétrica de Jatapu, foto da Folha de Boa Vista
Hidrelétrica de Jatapu, foto da Folha de Boa Vista

Servidores da CER denunciam que represa pode romper – Servidores da Companhia Energética de Roraima (Cer) que trabalham na Usina Hidroelétrica de Jatapú denunciaram a precariedade que a barragem da represa que separa o rio dos grupos geradores. A barragem está cheia de rachaduras e infiltrações correndo o risco de romper a qualquer momento.

O operador de usina, Anselmo José, disse que os funcionários vivem na localidade com medo de que aconteça o pior. “Faz mais de seis anos que vivemos esse problema aqui. Cada dia e ano que passa as infiltrações aumentam cada vez mais e ninguém toma nenhuma providência. Já notificamos a direção da empresa, mas até o momento nada fizeram”, denunciou o servidor. Matéria da Folha de Boa Vista, 11/03/2009 17h12.

Anselmo comentou que os funcionários da usina estão com medo de continuar no local. Ele conta que os trabalhadores querem que as autoridades competentes se conscientizem da situação e tomem as devidas providências. “Peço a ajuda da justiça e dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente e pelos índios da região para que venham ver as péssimas condições que se encontra a usina”, disse Anselmo, informando que a hidroelétrica está operando com a metade da capacidade energética, pois existem geradores danificados por conta da falta de manutenção.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Roraima (STIURR), João Raimundo, esteve na localidade verificando in loco as irregularidades na barragem da usina. Ele disse que a entidade vai protocolar a denúncia sobre o caso junto ao Ministério Público Estadual e pedirá ajuda aos deputados estaduais para solucionar o problema.

“Não podemos deixar que uma tragedia aconteça. São inúmeras vidas que estão em risco naquela localidade, sem falar nas florestas que podem desaparecer. Sabemos da importância da usina de Jatapú para o Estado e não podemos deixar que isso ocorra”, ressaltou.

Raimundo acrescentou que levará ao conhecimento das autoridades a escassez de equipamentos de segurança para os operadores das usinas, e a extinção de benefícios salariais dos funcionários, como periculosidade nas férias e auxílio alimentação.

CER – Assessoria de Comunicação da Cer informa que uma equipe técnica da Eletronorte, vindos de Brasília, desembarcará na noite de hoje (11), no Aeroporto Internacional de Boa Vista, e pela manhã de quinta-feira (12) segue para o Sul do Estado para fazer um levantamento do problema de vazamento da barragem da Usina Hidrelétrica de Jatapu.

De acordo com Lusérgio Sales, diretor técnico da Companhia Energética de Roraima (CER), a empresa já tinha conhecimento da situação, inclusive, havia contactado empresas locais do ramo de injeção de concreto e recuperação de obras, mas nenhuma apresentou capacidade técnica para solucionar o problema. “Por conta disso, entramos em contato com a Eletronorte que enviará uma equipe composta por dois engenheiros especialistas na área”, afirmou.
Ainda, conforme Lusérgio, não há motivos para preocupação, pois o vazamento detectado não apresenta riscos de rompimento da barragem. “Não é uma situação crítica. O vazamento é pequeno e já estamos trabalhando para resolver essa situação”, disse.

A diretoria da CER ressalta que o problema de rachaduras e vazamentos na barragem de Jatapu foram ocasionados pela falta de manutenção devida, nos últimos anos.

[EcoDebate, 13/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

2 thoughts on “Roraima: Barragem da hidrelétrica de Jatapu apresenta vazamentos e infiltrações que comprometem estrutura

  • Instrumentação e monitoramento existem para isso mesmo. A prevenção se faz através da observação visual e leituras constantes dos instrumentos. Usa-se marcos superficiais ao longo da crista da barragem para medir os deslocamentos do aterro por toda a vida útil. Há também os piezômetros pneumáticos que medem a pressão ou a infiltração da água na barragem. Esses e outros sistemas de acompanhamento devem ser fiscalizados com uma regularidade prevista em algum documento e as leituras registrada em planilha ou numa Planilha de Risco. No estágio em que se encontra a Barragem de Jatapú é rezar para não acontecer o pior. Lembrar que a população a jusante da barragem deve ser evacuada, como medida de prevenção.

  • Essa barragem é ate um ponto turistico, com o seu grande lago, cachoeira e toda a beleza que esta ao seu redor.

    Beleza essa que corre serios risco de desaparecer com o rompimento da barragem.

    Não é de hoje que a barragem enfrenta problemas por falta de manutenção.

    Acho até que a vila de Entre Rios que fica bem proxima da barragem vai ser muito afetada pela agua, juntamente com os indios que tambem habitam aquela regiao.

    Se o rompimento da barragem acontecer sera uma grande tragédia com danos irreparaveis.

Fechado para comentários.