EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação conjunta do Ibama apreende 1200m3 de madeira em Rondônia

Foto da madeira apreendida pelo Ibama, em Alto Paraíso
Foto da madeira apreendida pelo Ibama, em Alto Paraíso

Em operação em conjunto entre o Ibama, Corpo de Bombeiros e Quinto Batalhão de Engenharia de Construção – 5° BEC foram apreendidos mais de 1200 metros cúbicos de madeira no município de Alto Paraíso, entre os dias 27 e 28 de novembro de 2008.

Para transportar tamanho volume de madeira foram necessários em torno de 50 caminhões Julietas, além de uma pá-carregadeira necessária para carregar as madeiras.

Esta operação objetivou a coleta de madeiras abandonadas a beira de estradas no interior das matas, calhadores no interior da floresta além de outros locais, as serrarias que operam de forma clandestina usam esse artifício para tentar se livrar de multas pelo uso de madeiras irregulares, abandonando-as não é possível identificar a quem pertence e os infratores vão pegando aos poucos para abastecer as serrarias.

Em torno de 10% das madeiras apreendidas foram destinadas ao 5° BEC, o restante ficou em depósito na cidade de Ariquemes, sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou toda estrutura utilizada na operação.

Valdemir Tedesco, Ascom Ibama/RO
Foto: Renato Diniz Dumont

[EcoDebate, 02/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.