EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Programa Um Milhão de Cisternas entre os finalistas do Prêmio Josué de Castro

Pai Pedro (MG) - O agricultor Tito Borges, 43 anos, fala sobre a seca e mostra cisterna construída para captação de água Foto: Valter Campanato/ABr
Pai Pedro (MG) – O agricultor Tito Borges, 43 anos, fala sobre a seca e mostra cisterna construída para captação de água Foto: Valter Campanato/ABr

O Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas (P1MC) está entre os vinte finalistas do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Prêmio tem como objetivo reconhecer as boas gestões dos parceiros de programas do Ministério na execução de projetos de segurança alimentar e nutricional.

A seleção dos finalistas foi feita por uma comissão interna do MDS, que avaliou as 79 propostas inscritas. O resultado final ficará sob responsabilidade de uma comissão externa, formada por especialistas de renome na área de políticas sociais e de segurança alimentar e nutricional. Essa comissão deverá indicar os vencedores em três categorias, de acordo com a gestão dos projetos: estadual, municipal, e sociedade civil.

A premiação ocorrerá amanhã (25), na Academia de Tênis de Brasília (DF), a partir das 15h. Nesse mesmo dia, também serão premiados os vencedores do 2º Prêmio de Práticas Inovadoras no Programa Bolsa Família e do 1º Prêmio de Estudos sobre o Programa Bolsa Família.

P1MC

O Programa Um Milhão de Cisternas tem promovido a descentralização das estruturas de abastecimento de água e, conseqüentemente, a democratização desse elemento essencial à vida. Desenvolvido, atualmente, em 1.031 municípios, o P1MC já mobilizou e capacitou mais de 220 mil famílias, provocando mudanças sociais, políticas e econômicas significativas na região semi-árida. São crianças com mais tempo para os estudos, e mulheres e homens que, hoje, têm mais tempo para suas atividades no roçado e em casa, tornando-os também independentes das políticas eleitoreiras.

As Cisternas

São reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa do(a) agricultor(a), que armazenam a água que cai no telhado e é captada por uma estrutura construída com calhas de zinco e canos de PVC. A cisterna é uma tecnologia de baixo custo, de domínio dos agricultores e das agricultoras e de comprovada eficiência técnica. Cada cisterna do P1MC tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para uma família de 5 pessoas beber e cozinhar, por um período de 6 a 8 meses – época da estiagem na região.

A ASA

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região. Atualmente, a ASA reúne cerca de 750 organizações da sociedade civil, entre elas sindicatos de trabalhadores rurais, associações de agricultores, cooperativas de produção, igrejas católicas e evangélicas, ONG’s de desenvolvimento e ambientalistas, entre outras.

Mais informações sobre a ASA e o P1MC: www.asabrasil.org.br

Mais informações sobre o Prêmio Josué de Castro: www.mds.gov.br

* Nota enviada Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom)

[email_link]

[EcoDebate, 25/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.