EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Após ação do Ibama, Incra diz que vai apurar crimes ambientais em assentamentos

Depois do fechamento de três serrarias e 19 fornos de carvão ilegais em um assentamento no Pará, no dia 16/10, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, determinou ontem (17) que as superintendências estaduais do órgão vistoriem todos os assentamentos para identificar possíveis crimes ambientais.

O objetivo, segundo nota divulgada pelo Incra, é avaliar “eventuais irregularidades, como serrarias, fornos de carvão e desmatamento acima do limite legal”.

Os fornos e serrarias fechados ontem pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) funcionavam dentro do assentamento Rio Gelado, o maior do Incra no país, com 260 mil hectares.

O episódio trouxe à tona o mal-estar entre os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, iniciado com a divulgação da lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia, encabeçada por seis propriedades do Incra.

Na nota, o Incra argumenta que “a proteção do meio ambiente é prioridade da reforma agrária” e cita que em “centenas de casos” fiscais do Ibama realizam a fiscalização com dinheiro e veículos do órgão fundiário.

“O que o Incra não concorda é que os assentamentos sejam apontados como os maiores desmatadores da Amazônia. Sabe-se lá a que interesses servem informações propositadamente equivocadas”, aponta o texto.

O Incra afirma ainda que “já existe há alguns anos o modelo de assentamento ambientalmente sustentável”, em referência a declarações recentes do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que defendeu a criação de alternativas econômicas sustentáveis para que os assentados não desmatem.

O resultado das vistorias será comunicado ao Ibama e aos órgãos estaduais de meio ambiente “para as devidas providências”, segundo o Incra.

Matéria de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 18/10/2008.

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.