EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Água consumida por 41 milhões de norte-americanos está contaminada com medicamentos

A informação é de David Gutierrez, do NaturalNews.com. Segundo ele, uma investigação realizada pela Associated Press (AP), verificou que a água potável de, pelo menos, 41 milhões de pessoas nos Estados Unidos está contaminada com drogas farmacêuticas. Há muito tempo sabe-se que as drogas não são discriminadas ou totalmente absorvida pelo corpo humano. Quantidades significativas de qualquer medicação, eventualmente, é descartada pelo nosso corpo, principalmente através da urina.

“As pessoas pensam que, se tomar uma medicação, seu organismo vai absorve-lo e ele desaparece, mas obviamente não é esse o caso,” disse o cientista Christian Daughton, da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a EPA.

Apesar do esgoto ser tratado antes de ser libertado de volta para o meio ambiente e do tratamento para abastecimento de água potável, estes tratamentos não são capazes de eliminar todos os vestígios de medicamentos.

E, até agora, a EPA não foi regulamentou a presença de produtos farmacêuticos na água potável, o que significa que não existem leis em vigor, hoje, que possam proteger os consumidores de contaminantes químicos perigosos no abastecimento de água.

Medicamentos veterinários também a contaminam a água de abastecimento.

Para acessarem a matéria original, em inglês, “Drinking Water of 41 Million Americans Contaminated with Pharmaceuticals” cliquem aqui.

[EcoDebate, 27/08/2008]