EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

One thought on “Vídeo: Moradia Precária

  • Jorge Gerônimo Hipólito

    O homem sempre morou em grutas, até que em dado momento, elas não foram suficientes para atender a demanda, por conseguinte, a criatividade o conduziu a construir grutas de superfície e, essas, proliferaram, algumas são super luxuosas, às vezes possibilitando lá de cima observar as que estão lá debaixo. A Favela Moinho, assim como tantas outras espalhadas por esse Brasil afora, poderia ser reestruturada, para isso bastaria o carinho do governo. Por exemplo, fosse eu o prefeito, governador ou presidente criaria organização com a precípua missão de remodelar a vida, digo, as favelas. E ainda assim, fosse eu governo, optaria também para alternativa de implantar de forma concreta a agricultura familiar, essa, poderia ser urbana e rural. Na hipótese da agricultura familiar rural as famílias iriam sendo transferidas para as agrovilas, obviamente, com o suporte técnico daqueles servidores públicos lotado nas secretarias de agricultura que existem em todos os municípios da federação. Ora, hoje, o suporte, salvo engano está sendo oferecido apenas aos grandes empresários do agronegócio e, diga-se de passagem, com sucesso total. Na agricultura familiar sugerida, as famílias espontaneamente envolvidas poderiam participar de “N” atividades, conforme exposto abaixo.

    1. Agricultura:

    – cultura de cereais, leguminosas e oleaginosas (arroz, milho, sorgo, aveia, feijão, soja, amendoim, girassol, mamona etc.);

    – fruticultura (banana, caju, coco, laranja, limão, mamão, manga etc.).

    – cafeicultura;

    – cultura de cana-de-açúcar;

    – horticultura, culturas condimentais, aromáticos e medicinais;

    – cultura de raízes e tubérculos, (mandioca, batata, cará etc.);

    – cultura de sementes e mudas;

    – cultura de plantas têxteis (juta, malva, cânhamo, sisal, linha, rami, algodão, etc.);

    – floricultura;

    – hevoacultura (cultura de seringueiras);

    – silvicultura, plantio, replantio e manutenção de mata (reflorestamento), principalmente das APPs, se levar em conta o não cumprimento do Código Ambiental quanto aos 20% de reserva obrigatória para a região SUDESTE.

    2. Pecuária:

    – bovinocultura de corte

    – bovinocultura de leite

    – eqüídeocultura – criação de cavalos

    – suinocultura – criação de porcos

    – ovinocultura – criação de ovelhas

    – caprinocultura criação de cabras

    – cubalinocultura – criação de búfalos

    – cunicultura – criação de coelhos

    – avicultura – criação de aves

    – apicultura – criação de abelhas

    – sericultura – criação de bichos-da-seda

    3. PESCA

    1. Aqüicultura:

    – tanques redes – lagos artificiais.

    2. Ranicultura:

    – cultivo de rãs.

    Posto isso, espero que entendam que a minha sugestão vai de encontro ao desenvolvimento sustentável, onde a diversidade de culturas possibilita a integração. Não sendo assim, mais adiante, as favelas se constituirão em provas verdadeiras de que nossos líderes políticos não participam da evolução, ou seja, são míopes com relação à própria espécie. Por conseguinte, os pobres se multiplicarão, pois estarão à margem do desenvolvimento e, possivelmente, haverá intensificação de programas do tipo: fome zero, bolsa escola, bolsa família etc.

    Concluindo, por que é tão difícil governar com os pés no chão e se sustentar no princípio de que o melhor do Brasil é o brasileiro?

Fechado para comentários.