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Municípios de São Paulo concentram as melhores notas do Ideb nas séries iniciais

Dos 12 municípios com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007, considerando as séries iniciais do ensino fundamental, 11 estão no estado de São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Já as regiões Norte e Nordeste concentram as cidades com as piores notas obtidas na avaliação. Por Sabrina Craide, da Agência Brasil.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, essa concentração se deve a desigualdades no financiamento da educação básica. “São Paulo e os estados da região Sul são os mais ricos do país, e as regiões Norte e Nordeste são as mais deprimidas”, comparou, lembrando que os estados e os municípios são os que mais contribuem para o financiamento da educação no país.

“Como se justifica que a educação é uma prioridade no Brasil quando os municípios e os estados colocam R$ 46 bilhões e a União coloca R$ 1,6 bilhão?”, questiona, referindo-se aos valores investidos no ano passado no Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb).

O Ideb referente aos resultados da 4ª série do ensino fundamental mostrou que a nota mais alta foi registrada no município paulista de Adolfo, que fica na região de São José do Rio Preto, a 400 quilômetros da capital. O índice das séries iniciais da rede pública foi 7,7, superando os 4,7 obtidos em 2005 e a meta nacional para 2022, que é 6.

A coordenadora de educação do município, Sandra Noêmia Piovan Gobi, diz que a boa nota pode ser atribuída aos investimentos da administração municipal na capacitação dos professores e na melhoria do material didático. Nas duas escolas municipais de Adolfo, são utilizados materiais do sistema COC de ensino.

A inclusão de aulas de inglês e informática na grade curricular e o aumento do número de horas-aula também são destacados pela coordenadora. O município também oferece aulas de música, artes, esportes e aulas de plantão de português e matemática. “A nota mostra que o trabalho que fazemos deu um resultado excelente, demonstra que estamos no caminho certo”, diz Noêmia.

O prefeito de Adolfo, João Donizete Theodoro, diz que o objetivo é capacitar os alunos para o mercado de trabalho. “Hoje temos dois ônibus e dois microônibus levando alunos para a faculdade”, conta.

O município de Ubatã, no sul da Bahia, teve a pior nota: 0,9. Na avaliação anterior, a cidade tinha atingido 1,8. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Educação informou que está ciente do problema, e que a administração municipal está “fazendo de tudo” para reverter a situação. Os principais investimentos são feitos na capacitação dos professores, jornadas pedagógicas e atividades complementares.

Em 2005, a cidade que obteve a pior nota nas séries iniciais da rede pública foi Itaúba, no norte do Mato Grosso, com 1,1. Na avaliação de 2007, a cidade conseguiu passar para 4,5, superando a média nacional, que foi de 4,2. Segundo a chefe do Departamento de Educação da cidade, Norma Morelato, para melhorar o resultado, a prefeitura investiu na capacitação dos professores e no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

Também foi incentivada a integração dos pais na escola. “Está mais que provado que o trabalho que foi feito envolvendo professores, coordenação, alunos e pais funcionou. Desde que você começa de fato a ter consciência do problema, só pode conseguir o resultado”, diz Norma.

Desempenho dos municípios no Ideb – séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série)

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/06/20/materia.2008-06-20.8392144226/view

Fonte: Ranking baseado em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).