EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IBGE disponibiliza banco de dados sobre vegetação da Amazônia Legal

Produto reúne informações alfanuméricas (em texto) e gráficas atualizadas, com nível de adequação à escala 1:250.000 (1 cm no mapa equivale a 2,5 km no território), ou seja, uma escala que permite uma abordagem com baixo nível de generalização . Apresenta a distribuição espacial dos diferentes tipos de vegetação da Amazônia Legal, podendo-se chegar até o nível de subformação, no qual é possível fazer uma maior diferenciação das características dentro de uma mesma área de vegetação, segundo a classificação adotada pelo IBGE.

A estruturação do banco de dados permite sua manipulação para criação de novos produtos, derivados do cruzamento de informações, que podem contribuir para estudos que visem, entre outros, à ordenação territorial, bem como para subsidiar políticas públicas.

O banco de dados de vegetação da Amazônia Legal pode ser acessado de forma gratuita no site do IBGE, www.ibge.gov.br , na seção “Download”, área de “Geociências”. Os arquivos estão no formato shape file (em vetores), que permite ao usuário manipular os dados, mas demanda programas específicos para ser lido.

O acervo de dados sobre a vegetação da Amazônia Legal contém cerca de 2.500 pontos de inventário florestal e de coleta de material botânico, que contemplam informações referentes a volume de madeira e ocorrência de espécies, entre outras. Inúmeras avaliações interpretativas dessas informações podem ser realizadas por unidade de área, para diferentes cortes geográficos – estado, município, bacia hidrográfica etc.

Para atualização do mapeamento, foram utilizadas imagens de satélites, bibliografias atualizadas , informações obtidas em trabalhos de campo e também estudos realizados por outras instituições.

As informações desse banco de dados deverão ser constantemente atualizadas, mediante a obtenção de novas informações e o avanço da tecnologia. O conteúdo do banco de dados, em associação com outros dados gerados pelo IBGE ou demais instituições, possibilita uma avaliação dos impactos ambientais das atividades humanas em determinadas regiões da Amazônia Legal.

A Amazônia é a região compreendida pela bacia do rio Amazonas, a mais extensa do planeta, formada por 25.000 km de rios navegáveis, em cerca de 6.900.000 km 2 , dos quais aproximadamente 3.800.000 km 2 estão no Brasil. Já a Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173, de outubro de 1966, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás. Ela representa 59% do território brasileiro, ou cerca de 5 milhões de km 2 , distribuídos por 775 municípios, onde vivem pouco mais de 20 milhões de pessoas de acordo com o Censo 2000.

IBGE, Comunicação Social, 02 de junho de 2008