EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ministra italiana ordena retirar lotes contaminados de muçarela de búfala. CE não adotará mais medidas contra muçarela após a resposta da Itália

Roma, 28 mar (EFE).- A ministra da Saúde da Itália, Livia Turco, ordenou retirar do mercado os lotes de muçarela de búfala contaminados com dioxina, segundo a autoridade informou hoje à Comissão Européia (órgão executivo da União Européia). Matéria da Agência EFE, publicada pelo UOL Notícias, 28/03/2008 – 10h29.

A informação esté em uma carta que propõe à CE colaborar na vigilância e controle da muçarela de búfala da região da Campânia, na Itália.

Na carta, dirigida à comissária de Política Sanitária e de Consumo da União Européia (UE), Androula Vassiliou, Turco propõe uma gestão comum da crise, mas ressalta que nem o Governo italiano nem as autoridades locais subestimaram o risco derivado.

“Nossos serviços veterinários intensificaram seus controles em toda a região da Campânia e, em particular, procedem uma nova verificação em 25 empresas de laticínios para seguir a pista e retirar do comércio os produtos que possam estar contaminados”, indica o documento.

A ministra da Saúde afirma que foi implementado um sistema que impõe a retirada dos alimentos que não estejam de acordo com as normas, procedentes dos 25 estabelecimentos que deram positivo para o teste de toxinas.

Essa retirada se estenderá aos estabelecimentos que vierem a dar positivo nesse controle.

CE não adotará mais medidas contra muçarela após a resposta da Itália

Bruxelas, 28 mar (EFE).- A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) não adotará mais medidas contra a muçarela de búfala contaminada por dioxina procedente da região da Campânia, na Itália, após a resposta dada pelas autoridades italianas frente a crise. Matéria da Agência EFE, publicada pelo UOL Notícias, 28/03/2008 – 09h45.

A porta-voz de Saúde da União Européia (UE), Nina Papadoulaki, disse que, depois dos últimos contatos mantidos com as autoridades italianas, o Executivo europeu está “satisfeito” com as ações adotadas pelo país para controlar os lotes de muçarela e evitar sua entrada no mercado europeu.

A Comissão Européia (CE) tinha ameaçado a Itália com um embargo comercial.

Além disso, a porta-voz disse que a França não informou oficialmente à CE sobre sua decisão de ordenar às empresas francesas a suspensão imediata da venda de muçarela de búfala procedente da Campânia.

A porta-voz disse que a ministra da Saúde italiana, Livia Turco, disse hoje à CE que a Itália “adotará mais medidas para evitar a introdução no mercado europeu” de lotes de muçarela de búfala que contenham excesso de dioxina.

Além disso, a ministra disse que os controles na região da Campânia se intensificaram e que estão sendo feitas mais inspeções e comprovações sistemáticas nos laticínios e estabelecimentos da zona, especialmente em Caserta, Nápoles e Avelino.

A mesma fonte disse que as autoridades italianas pediram o apoio da Comissão Européia “para identificar a rede de laboratórios que realizará as análises específicas” sobre as amostras do queijo.

“A Comissão está satisfeita com o progresso realizado e continua em estreito contato com as autoridades italianas”, disse a porta-voz, acrescentando que, por esse motivo, “não há razões neste momento para adotar mais ações em nível europeu”.

Sobre a decisão anunciada hoje pelo Governo francês, fontes da UE disseram que, à luz do comunicado de imprensa do Ministério da Agricultura francês, as medidas anunciadas não parecem estar em contradição com as já adotadas na Itália para prevenir a exportação da muçarela de búfala da Campânia para fora do país.