EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fórum Cocó entregará relatório sobre criação do parque ao governador do Ceará

 

Documento elaborado pelo MPF/CE e 23 entidades aponta diretrizes para implantação e regulamentação do Cocó

 


Parque Ecológico do Cocó. Imagem: Natureza Bela

 

O Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó (Fórum Cocó), presidido pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), fará a entrega ao governador do Ceará, Camilo Santana, do relatório conclusivo que aponta diretrizes para a regulamentação do Parque do Cocó. A reunião de entrega acontece nesta quarta-feira, 26 de agosto, às 14h, no Palácio da Abolição.

O documento, que sugere a criação de uma unidade de conservação denominada Parque com aproximadamente 1.435 hectares, será assinado pelos 24 membros do fórum na tarde desta quarta.

No relatório, o fórum sugere que o Cocó seja regulamentado por meio de decreto pelo Governo do Estado e que a regularização seja feita nos moldes estabelecidos pela Cartilha de Regularização Fundiária de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após a criação do parque.

Entenda – Com o objetivo de somar esforços pela implantação e, sobretudo, preservação do Parque Ecológico do Cocó, o Fórum Cocó foi proposto em manifesto público divulgado no dia 20 de janeiro deste ano pelo procurador-chefe do MPF/CE, Alessander Sales.

O fórum reuniu periodicamente mais de 20 entidades com o objetivo de subsidiar o Governo do Estado do Ceará no processo de tomada de decisão para implantar, com consistência técnica e jurídica, o modelo de gestão ambiental capaz de conferir proteção eficaz e definitiva aos ecossistemas que integram a região do Cocó, integrando a área ao patrimônio ambiental, cultural, social e econômico da cidade de Fortaleza e do estado do Ceará.

Informações do Ministério Público Federal no Ceará, in EcoDebate, 26/08/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa