EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Estamos perto de provocar um impacto irreversível’, diz chefe da Convenção sobre Diversidade Biológica

 

Novo relatório demonstra o quanto a atividade humana está desafiando os limites seguros de nossos sistemas naturais, além dos limites necessários para a humanidade continuar a prosperar e florescer

Com o apoio da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a Fundação Rockefeller – Comissão Lancet de Saúde Planetária divulgou no dia16 um relatório intitulado “Proteção da saúde humana na época Antropocena” em Nova York. O relatório demonstra o quanto a atividade humana está desafiando os limites seguros de nossos sistemas naturais além dos limites necessários para a humanidade continuar a prosperar e florescer.

Na ocasião, o secretário executivo da (CDB) e conselheiro científico para a Comissão Lancet, o brasileiro Braulio Ferreira de Souza Dias, observou que “estamos chegando mais perto do que nunca de provocar um impacto potencialmente irreversível, além de colocar em risco a saúde dos nossos ecossistemas e das gerações presentes e futuras”.

Dias participou de um painel que incluiu outros comissários e especialistas ansiosos para discutir o relatório com o público presente na apresentação. Ele destacou que esses relatórios significam um apelo urgente por ações coerentes e colaborativas que juntas aumentem a resistência dos nossos ecossistemas, do sistema planetário e das comunidades de todo o mundo. Criada durante a Conferência Rio 92, a CDB está profundamente empenhada neste trabalho como muitas das Metas de Aichi de Biodiversidade, adotadas por mais de 190 países em 2010, e direta ou indiretamente relacionadas às questões da saúde humana.

O secretário executivo ficou especialmente satisfeito porque o relatório deu destaque especial à necessidade do desenvolvimento de uma nova disciplina de “saúde planetária”. Isso também sugere uma série de recomendações práticas que incentivem a colaboração entre as comunidades médicas, ambientais, entre outras, e enfatizem a necessidade de tirar vantagem de oportunidades relacionadas por mudanças positivas transformadoras.

A recomendação inclui reduzir o desperdício de alimentos e diversificar a alimentação; proteger a natureza e a biodiversidade; construir cidades resistentes; desenvolver mais sistemas de saúde resistentes; e fazer impostos e subsídios favoráveis para a saúde planetária.

O relatório está disponível em inglês aqui.

planetary health - infografic

Informações da ONU Brasil, in EcoDebate, 24/07/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “‘Estamos perto de provocar um impacto irreversível’, diz chefe da Convenção sobre Diversidade Biológica

  • ONDE PROCURAR A CURA?

    O capitalismo tem como meta principal o desenvolvimento econômico, e, para alcançar esse desenvolvimento, atua em total desacordo com as limitações ambientais, destruindo os ecossistemas e incentivando o crescimento da população humana.
    Além de contar com as estruturas dos Estados capitalistas, as quais são favoráveis ao seu intento, isto é, à busca do desenvolvimento econômico contínuo e infinito, dispõe, também, de irrestrito apoio das religiões, originárias da exploração dos grupos econômicos opressores sobre grande parte da população humana, que constitui a classe dos oprimidos.
    Essas questões não devem ser deixadas de lado quando se trata dos graves problemas socioambientais atualmente vividos, pois, ao não se localizar o foco desses problemas, que é o próprio regime capitalista com toda sua estrutura, que inclui Estados e Religiões, tenta-se encontrar remédio para a cura do mal dentro do próprio mal: o capitalismo.
    Em outras palavras, é necessário que se diga que o regime capitalista é um ser absolutamente irracional, portanto, incapaz de promover uma auto avaliação e produzir correções que o afastem de seu objetivo principal: o desenvolvimento econômico contínuo e infinito.
    Ou os seres humanos promovem a abolição do capitalismo ou, juntos com ele, todos, em pouco tempo, perecerão.

Fechado para comentários.