EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Cuidar do meio ambiente garante seguros para veículos mais baratos, artigo de Henrique Vieira

 

artigo

 

[EcoDebate] O aumento significativo da população e o desenvolvimento das cidades exigiu algumas modificações tecnológicas e estruturais para garantir crescimento e qualidade de vida. Porém, o mesmo não acompanhou as necessidades do meio ambiente.

Entre os maiores problemas, está a poluição ocasionada pelos veículos. Devido à economia, à busca por trabalho e mais qualidade de vida, houve um aumento expressivo na quantidade de automóveis individuais em grandes e pequenos centros.

Apesar dos transportes coletivos, possuir um carro garante mobilidade a qualquer instante, segurança e conforto. Cientes deste cenário, as seguradoras estão se preocupando mais com as mudanças negativas para com o meio ambiente. Em especial, as mudanças climáticas.

Mais do que apenas bom senso, as seguradoras Liberty e Porto Seguro apresentam planos especiais para quem ajuda a cuidar do meio ambiente. Quem utiliza carros híbridos, por exemplo, possui um plano especial com preços de seguro auto mais baixo e é premiado pela seguradora Liberty através do Liberty Auto Híbridos.

Entre 1995 e 2012, o Brasil reduziu de 3,8 para 0,4g/km a média de emissões de poluentes da frota nacional. Para tanto, foi adotado o Proncove em 1988, responsável por controlar as emissões de poluentes de veículos comercializados. Em acordo com as montadoras, o programa adotou medidas exigentes para que houvesse auxílio nessa conquista. A Honda, por exemplo, quer diminuir as emissões em 30% até 2020, utilizando como base os dados do ano 2000.

Essas medidas beneficiam os cidadãos e as seguradoras. As mudanças climáticas causam grandes estragos em bens patrimoniais, entre eles, os carros. O aumento de perdas ocasiona um aumento no preço dos seguros e baixa na segurança. É interessante pensarmos como essa conscientização por parte das empresas, pode ter influência positiva nos hábitos de consumo de seu público.

Henrique Vieira é estudante de comunicação.

Publicado no Portal EcoDebate, 01/12/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa