EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento global pode subir de 1,5°C para 4°C até 2100, alerta relatório do Banco Mundial

 

A publicação mostra como a elevação das temperaturas globais está afetando cada vez mais a saúde e os meios de subsistência das populações mais vulneráveis

Poluição do ar causada por usina a carvão em Kosovo. Foto: Banco Mundial/L. Aliu

O novo relatório “Diminuir o Calor: Confrontando o novo padrão climático“, publicado pelo Banco Mundial no último domingo (23) alerta que se o mundo não agir imediatamente para mitigar o aquecimento global, é provável que até o final deste século o aquecimento suba em relação aos níveis pré-industriais de 1,5°C – segundo a previsão atual – para 4°C.

A publicação mostra como a elevação das temperaturas globais está afetando cada vez mais a saúde e os meios de subsistência das populações mais vulneráveis, ampliando de maneira drástica os problemas que cada região vem enfrentando atualmente.

A zona costeira da América Latina e o Caribe, o Oriente Médio e o Norte da África e algumas partes da Europa e da Ásia Central são as regiões destacadas no relatório a estarem expostas ao mesmo risco: o calor extremo.

Segundo a publicação, em áreas centrais de produção agrícola, à medida que a produtividade agrícola diminui devido à seca, os recursos hídricos se alteram e os meios de subsistência de milhões de pessoas são postos em risco.

Já em áreas costeiras, o derretimento das geleiras pode subir o nível do mar desde o período pré-industrial para mais de 30 cm até 2100 e causar fortes inundações em cidades e comunidades. Além disso, se este “novo padrão climático” persistir, podem surgir alterações irreversíveis e em grande escala.

“Este relatório confirma o que os cientistas já vinham dizendo, que as emissões do passado estabeleceram uma trajetória inevitável rumo ao aquecimento nas próximas duas décadas, o que afetará mais seriamente os mais pobres e os mais vulneráveis do mundo”, afirmou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, acrescentando que desde os tempos pré-industriais até agora o aquecimento mundial já é 0,8°C mais alto.

“A boa notícia é que podemos tomar medidas para reduzir o ritmo da mudança climática e promover o crescimento econômico, medidas essas que acabarão por interromper essa perigosa trajetória que estamos seguindo”, ressaltou.

Para acessar o relatório, na versão em inglês, clique aqui

Fonte: ONU Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 28/11/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Aquecimento global pode subir de 1,5°C para 4°C até 2100, alerta relatório do Banco Mundial

  • … e seguem as mentiras… à serviço de quem pregam-se estas peças nos leitores ? Isto é somente política, é propaganda. É mais do mesmo. Nada tem de ciêicna. Mas, sim, ideologia e religião. Infelizmente vcs atuam a favor da dominação estrangeira em nosso país.

    Não à toa as estatísticas do site mostram que apenas 2 ou 3 pessoas retornam de cada 10. E, a taxa de rejeição é acima de 80%…

    É que ninguém gosta de ser enganado. Este site já foi um dia algo útil. Hoje, engajado no “aquecimento global”, apenas mostra que atende outros interesses que não a satisfação do leitor ou o interesse da sociedade brasileira.

    JFB

  • JFB,

    Divulgar as incontáveis demonstrações técnico/científicas do aquecimento global/mudanças climáticas é estar a favor da dominação estrangeira em nosso país… Sério?

    Estude melhor as métricas do Google Analytics, porque você não entendeu como são calculadas e o que significam. Vejamos

    Taxa de Rejeição (Bounce Rate) e Taxa de Saída: Taxa de rejeição mostra a porcentagem de pessoas que acessam apenas uma página do site e não continuam a navegação para uma segunda página. Ou seja, acessaram o tema que mais interessava ou que mais chamou a atenção.

    E a taxa de retorno, refere-se a um mesmo IP em um período de tempo, no caso, em 24 horas. O resultado indica que a maioria das pessoas não acessa o site mais de uma vez em um dia, o que é natural, tendo em vista que o site é diário, ou seja, com uma única atualização ao dia.

    Simples não?

    E, ao contrário dos negacionistas, não negamos o direito à discordância. Tente publicar um comentário discordante em um site negacionista e verá a diferença.

    Atenciosamente

    Henrique Cortez
    editor

Fechado para comentários.