EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Quase finalizada, limpeza retira 13,7 toneladas de lixo do Tietê em Salto, SP

 

Quase finalizada, limpeza retira 13,7 toneladas de lixo do Tietê em Salto, SP

 

Trabalhado iniciado no dia 18 de agosto pode ser finalizado na próxima semana

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está perto de finalizar a limpeza de dois trechos do Rio Tietê que passam pela cidade.

Depois de 10 dias de trabalho e da retirada de 13,710 toneladas de lixo, a ação está perto de terminar. Na quinta-feira, dia 7 de agosto, a equipe de limpeza da empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda., responsável pela limpeza e recolhimento do lixo da cidade, realizou a penúltima parte da retirada do material que se acumulou no Parque de Lavras. Esse trabalho será finalizado na manhã dessa sexta-feira, dia 8 de agosto, quando os trabalhadores vão retirar os últimos resíduos que se acumulam nas pedras da margem direita do rio.

Somente nesse local, onde existe uma usina de energia desativada, foram retiradas 6,300 toneladas de lixo, sendo que desse montante 3,730 são resíduos diversos e o restante é madeira.

Já no trecho da Ponte Pênsil, Ilha dos Amores e Ilha da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que fica próximo ao Complexo Turístico da Cachoeira, até o momento foram removidas 7,410 toneladas de lixo, sendo que a maioria, 5,220 toneladas, são de resíduos diversos.

A quantidade de material ainda deve aumentar, pois, devido a abertura das comportas da barragem da EMAE, que aconteceu na segunda-feira, dia 4 de agosto, a Secretaria decidiu suspender os trabalhos para garantir a integridade física dos funcionários.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente João De Conti Neto, assim que a EMAE voltar a fechar as comportas, a equipe vai retornar à Ilha para finalizar a limpeza e concluir o processo.

Para o responsável pelo Meio Ambiente saltense, além da importância da limpeza, a ação no Rio Tietê foi bastante válida porque conseguiu chamar a atenção de todo o Brasil para um problema bastante grave e que é pouco discutido pela própria população. “O nosso trabalho de limpeza do Rio Tietê foi válido para recuperarmos dois trechos muito importantes para o nosso turismo e para chamarmos a atenção de todo o Brasil para o problema da poluição do Tietê. É muito importante que a gente tenha conseguido provocar essa discussão nas pessoas, principalmente em um momento como esse onde boa parte do país vem sofrendo com a estiagem”.

Todas as 8,950 toneladas de resíduos retirados desses locais foram enviadas para o Aterro Sanitário de Salto, pois, mesmo os materiais recicláveis que existem nesse montante não podem ser reaproveitados devido a contaminação. Já as 4,7 toneladas de madeira foram enviadas para a utilização em caldeiras da cidade e região.

A ação

Motivada pela seca que atingiu o Rio Tietê e que revelou uma grande quantidade de lixo que ficou represada em dois trechos do seu leito, a limpeza começou no dia 18 de julho quando a equipe retirou o material que estava nas pedras que ficam ao lado da Ilha dos Amores, um dos pontos turísticos do Complexo da Cachoeira.

Após dois dias de treinamentos de Rapel, ação realizada pela Salto Adventure, empresa local especializada em esportes radicais, no dia 23 do último mês a equipe da Corpus começou a limpeza da região da Ponte Pênsil, local onde existia o maior volume de sujeira que estava concentrado em um canal existente embaixo da ponte.

Depois do primeiro dia de trabalho, a ação teve que ser interrompida devido as chuvas que atingiram a cidade e deixando as pedras escorregadias.

Com o objetivo de proteger a integridade física dos trabalhadores, o secretário decidiu interromper a limpeza, que retornou no dia 28 de julho e seguiu até o dia seguinte quando foi finalizada.

Terminado esse trecho, os agentes da limpeza voltaram a atuar no dia 31 de julho quando teve início a operação na Ilha da EMAE, localizada na margem oposta onde eles haviam trabalhado. Após dois dias a operação teve que ser interrompida devido a abertura das comportas da barragem.

Por causa dessa ação, a equipe passou a atuar no Parque de Lavras que terá o lixo totalmente retirado nessa sexta-feira, dia 8.

Fonte e foto: Prefeitura de Salto

EcoDebate, 11/08/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Quase finalizada, limpeza retira 13,7 toneladas de lixo do Tietê em Salto, SP

  • O desenvolvimento econômico, que depende do crescimento da população humana, tem a característica intrínseca de ser, ambientalmente, insustentável. Mas a mídia e os políticos insistem em prometer desenvolvimento sustentável, partindo do princípio de que a maioria da população humana da Terra está idiotizada.
    É lamentável.

Fechado para comentários.