EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Taxa de Fecundidade Total e nascimentos na América Latina, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

 

Taxa de Fecundidade Total e nascimentos na América Latina

 

[EcoDebate] A taxa de fecundidade total da América Latina e Caribe (ALC) permaneceu constante em torno de 6 filhos por mulher entre 1950 e 1965. Na segunda metade dos anos de 1960 a taxa global de fecundidade começou a cair e deve atingir o nível de reposição (reemplazo), de 2,1 filhos por mulher, no quinquênio 2015-20. No restante do século a taxa global de fecundidade deve ficar entre 1,8 e 1,9 filho por mulher.

No quinquênio 1950-55 nasceram 7,67 milhões de crianças por ano na ALC. Este número subiu até atingir o pico de 11,9 milhões de crianças ao ano no quinquênio 1995-2000. Desde o início do século XXI o número de nascimentos na região vem caindo, atingiu 11 milhões em 2010-15 e deve ficar em 7,1 milhões no quinquênio 2095-2100, segundo dados das projeções da Divisão de População da ONU.

Embora o número de nascimentos esteja diminuindo a cada ano a população total da América Latina e Caribe continua crescendo por conta da chamada “inércia demográfica”. Ou seja, vai continuar havendo crescimento da população enquanto a estrutura etária for relativamente jovem. O ponto de inflexão entre crescimento e decrescimento está estimado para 2062, quando a população total da ALC atingirá o seu ponto máximo de 791,6 milhões de habitantes. A partir desta, data a população da ALC vai diminuir de tamanho e vai poder aliviar a a capacidade de carga se houver estabilidade ou redução do consumo.

Este processo de redução do número de nascimento já ocorre há bastante tempo nos países desenvolvidos. Se o conjunto dos países em desenvolvimento também seguir o exemplo da ALC a população mundial pode iniciar o processo de decrescimento antes do que é projetado pela estimativas internacionais.

Para mais informações, visite:

ALAP – Associação Latino Americana de População

WONG, L.R., ALVES, JED, RODRÍGUEZ, JV, TURRA, CM (Orgs). “Cairo+20: perspectivas de la agenda de población y desarrollo sostenible después de 2014“, Rio de Janeiro, ALAP, abril de 2014

 

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

EcoDebate, 11/07/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Taxa de Fecundidade Total e nascimentos na América Latina, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Fechado para comentários.