EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Amazônia, de novo o pulmão do planeta, artigo de Efraim Rodrigues

 

floresta amazônica

 

[EcoDebate] Um novo estudo da NASA, publicado na última semana, mostrou que a Amazônia absorve mais carbono que emite.

Porque a descoberta não é óbvia ? Apesar das árvores retirarem carbono da atmosfera enquanto crescem, quando elas se decompõem, este carbono volta para a atmosfera.

Na escala da bacia amazônica, era impossível saber se a entrada era maior que a saída, até que uma equipe da NASA, liderada pelo pesquisador Fernando Espírito-Santo, usar um novo tipo de radar (LIDAR) com resolução suficiente para mapear clareiras de vários tamanhos, incluindo as muito pequenas. Veja o artigo em http://www.nature.com/ncomms/2014/140318/ncomms4434/full/ncomms4434.html

O estudo mostrou que a ocorrência de clareiras e morte de árvores é pequena o suficiente, e que a Amazônia não só umedece o ar de toda América do Sul com sua evaporação úmida, como também retém carbono, neutralizando uma parte de nossas emissões de carbono fóssil. Não chega a resolver o problema, já que mesmo com esta ajuda, os níveis de carbono não param de subir, mas sem ela, estaríamos ainda pior.

Também nesta semana, um estudo do governo norte-americano mostrou a tendência de aumento do uso de madeira para o aquecimento de residências. Veja em http://www.eia.gov/todayinenergy/detail.cfm?id=15431

Ainda não se conhecem os efeitos de usar uma fonte de carbono renovável em substituição a uma fonte de carbono fóssil (gás ou óleo). Por um lado, se conseguirmos manter nosso consumo dentro do carbono que nós mesmo fixamos (nas florestas plantadas), isto será benéfico. No entanto, a madeira libera mais fuligem que aumenta a poluição do ar.

Enquanto não descobrem a solução, sigo rachando a lenha que sobrou da construção de minha casa, para o inverno e peneirando as cinzas que sobram para fertilizar a terra. Do jeito que a coisa vai, talvez eu vá ter que alimentar minha família com aquela pedacinho de chão, é bom estar preparado.

Curioso mesmo foi ver a Floresta Amazônica retornar ao trono de pulmão do planeta onde ela estava nos anos 70. Depois ela foi retirada de lá porque, pensava-se, o carbono fixado pelas florestas em crescimento seria compensado pelas emissões das árvores mortas. Dos anos 80 até esta semana, era kitsch chamar a Amazônia de pulmão.

A vida ficou mais fácil agora.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva. É professor visitante da UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA

http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/

 

EcoDebate, 25/03/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Amazônia, de novo o pulmão do planeta, artigo de Efraim Rodrigues

  • De grande importânc ia este resgate da Amazônia como fator de ecologia para o continente e até o planeta, vou postar as informações no meu blog Folha Verde News, que com quase300 mil visualizações em 2 anos, atinge cerca de 1.500 internautas/dia, em sua maior parte ecologistas e lideranças de cidadania: parabéns pela notícia, pelo trabalho deste site E coDebate e pelo Jornal da USP.

Fechado para comentários.