EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama apreende 14 km de redes no defeso da piracema nos açudes da Paraíba

 

IBAMA

 

A fiscalização do Ibama na Paraíba apreendeu 14.200 metros de redes durante a operação Piracema, realizada entre os dias 12 e 21 de fevereiro, nos açudes São Gonçalo (Sousa), Engenheiro Ávidos (São José de Piranhas), Lagoa do Arroz (Cajazeiras), Estevam Marinho e Mãe D´Água (Coremas), Engenheiro Arcoverde (Condado), e Açude dos Cegos (Catingueira).

As equipes de fiscalização realizaram patrulhamento nos açudes, retirando as redes de pesca encontradas nos locais. Além das redes, também foram apreendidos uma embarcação, um motor de rabeta, uma espingarda de mergulho e 41 quilos de pescados. Os pescados apreendidos foram doados a instituições beneficentes nos municípios onde ocorreram as apreensões.

O defeso da piracema na Paraíba é definido pelas Instruções Normativas 210/2008 e 3/2005. O período de proteção objetiva manter a piscosidade nos açudes, lagos e cursos d´água da região, proibindo a pesca anualmente, de 1º de dezembro a 28 de fevereiro.

As espécies protegidas pela IN 210/2008 são Curimatã (Prochilodus spp.), Piau (Schizodon sp), Sardinha (Triportheus angulatus) e branquinha (Curimatidae). Além da pesca também são proibidos no período o transporte, industrialização, armazenamento e comercialização das espécies e de suas ovas.

A operação teve apoio do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). As redes de pesca apreendidas foram destruídas pelos Agentes Ambientais federais, conforme a legislação vigente.

As equipes de fiscalização também atuaram no combate a outros ilícitos ambientais. Foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama na Paraíba, 170 aves, encontradas em cativeiros ilegais ou em posse de traficantes de animais. Foram nove autos de infração aplicados por ilícitos contra a fauna, totalizando R$ 98 mil em multas aos infratores. Também foi flagrado e embargado um desmatamento ilegal de 12,3 hectares de caatinga, resultando em multa de R$ 13 mil ao responsável.

As pessoas foram autuadas por cometerem infrações ambientais, sendo lhes aplicadas sanções administrativas de multa e de apreensão, e ainda, responderão criminalmente pelos ilícitos.

Por Christian Dietrich, do Ibama/PB

EcoDebate, 06/03/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa