EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

International Uranium Film Festival do Rio chega aos EUA

 

International Uranium Film Festival do Rio conquista EUA – Em fevereiro, mais de 80 filmes serão exibidos em Washington e Nova Iorque

 

International Uranium Film Festival do Rio chega aos EUA

 

Único festival de cinema do mundo com a temática ‘Radiação e Energia Nuclear’, o Urânio em Movi(e)mento, mais conhecido internacionalmente como International Uranium Film Festival, que acontece no Rio de Janeiro, anualmente, em maio, vem conquistando espaço também nas telas fora do Brasil. Depois de passar pela Índia, Alemanha, Portugal, Novo México e a capital dos Navajos, Window Rock, o festival chega à capital dos Estados Unidos e Nova York.

De 10 a 12 de fevereiro, os melhores filmes escolhidos pelo júri especializado durante o festival de 2013 serão exibidos gratuitamente no Instituto Goethe de Washington, possibilitando a ampliação do debate sobre um assunto tão polêmico quanto necessário: a utilização de urânio e usinas nucleares como fontes geradoras de energia em pleno florescer do século 21.

Além das exibições de filmes, haverá palestras e mesas com cineastas e especialistas em políticas setoriais e pesquisadores do tema abordado pelo festival.

O Internacional Uranium Film Festival é organizado na capital dos EUA em parceria com a Fundação Heinrich Böll e o Instituto Goethe de Washington. 

Na capital norte-americana, o Urânio em Movi(e)mento – International Uranium Film Festival acontecerá no Instituto Goethe(812 7th Street, NW, Washington, DC 20001). Veja a programação completa da mostra em Washington e as sinopses dos filmes abaixo, ou clique aqui para ir para o site do festival.

Em Nova Iorque, mais de 60 filmes serão exibidos no Pavilion Theater

Depois do pit stop em Washington DC, o festival embarca para seu evento principal na Big Apple: No Brooklyn, no The Pavilion Theater, serão exibidos, entre 14 e 19 de fevereiro, mais de 60 filmes.

Realizadores dos EUA, Índia e Brasil participarão da mostra em Nova Iorque, e a carioca diretora do festival, Marcia Gomes de Oliveira, representante da Agenda 21 da FAETEC Rio de Janeiro também estará presente em todas as atividades do Internacional Uranium Film Festival nos EUA.

Destaques na Programação

Os destaques da produção norte-americana ficam por conta do melhor documentário do festival em 2013: Nuclear Savage: The islands of secret Project 4.1, do diretor Adam Horowitz, que estará presente à mostra; Hibakusha: Our life to live, de David Rothauser, que também comparecerá, e Atomic Ivan, dirigido por Vasily Barkhatov. O filme é o primeiro no mundo a ser feito em uma usina nuclear e foi o grande vencedor do festival em 2013.

Da América Latina, os destaques são o filme 8:15 de 1945 do argentino radicado em São Paulo, Roberto Fernandez, e Rotten Rock, produção Brasil/ Argentina dirigida por Walter Behr.

Destaque também para as animações, gênero que vem ganhando cada vez mais espaço no festival.

A entrada para a mostra é gratuita e o Pavillion Theater fica na Rua 188, Prospect Park, Brooklyn, N° 11215.

O Urânio em Movi(e)mento – International Uranium Film Festivalé o primeiro festival de cinema a tratar dos problemas e desafios relacionados às questões nucleares e radioativas. Este ano, o festival chega a sua quarta edição, já tendo passado por grandes capitais mundiais, como São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza, no Brasil; Lisboa e Porto, em Portugal; Berlim e Munique, na Alemanha, e esteve, ainda, em dez grandes cidades na Índia, incluindo Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai.

A edição 2014 do International Uranium Film Festival acontecerá de 14 a 24 de maio na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM).

Programação

Washington

Veja no site do festival a programação completa e a sinopse dos filmes que serão exibidos em Washington. Clique aqui.

Nova Iorque

Veja no site do festival a programação completa e a sinopse dos filmes que serão exibidos em Nova Iorque. Clique aqui.

Serviço:

Uranium Film Festival em Washington

Instituto Goethe – 812 7th Street, NW, Washington, DC 20001

Uranium Film Festival em Nova Iorque

Teatro Pavilhão188, Prospect Park, Brooklyn, N° 11215

Colaboração de Leonor Bianchi, para o EcoDebate, 05/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa