Os alimentos transgênicos são repletos de ‘cantos da sereia’, diz pesquisador

Publicado em dezembro 20, 2013 por

Tags: transgênicos

 

transgênicos

 

Da Página do MST

Em artigo, o presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), Gerson Teixeira, analisa os dez anos da implementação das sementes transgênicas no Brasil.

Nele, o pesquisador deixa alguns pontos claros em relação as consequências dessa tecnologia: maior dependência, aumento do monocultivo, maior utilização de agrotóxicos e diminuição da produtividade.

Tudo começou, como observa Teixeira, a partir do contrabando das sementes transgênicas pela empresa Monsanto, até então proibidas de serem utilizadas no Brasil.

Dado o fato consumado, esses produtos passaram a ser liberados no país sob os argumentos de “redução dos custos, produtividade crescente, diminuição do uso de agrotóxicos, e tantas outras vantagens que dominantemente passaram a se expressar na realização, em nosso país, de lucros gigantescos pelas grandes corporações globais da agroquímica”.

O resultado verificado foi completamente o oposto. Em ‘homenagem aos profetas das supostas virtudes técnicas e socioambientais desse evento científico’, o autor trata mais especificamente sobre dois ‘cantos da sereia’: redução do uso de agrotóxicos e o aumento da produtividade.

Só para se ter uma ideia, o crescimento dos agrotóxicos no Brasil nos últimos dez anos se deu em torno de 190%, enquanto no resto do mundo esse crescimento foi de 90%.

Já a produtividade da soja no Brasil, por exemplo, cresceu apenas 4% na última década, ante os 31% de crescimento entre as safras de 1992/2003.

Abaixo, faça o download e confira o artigo na íntegra.

Anexo Tamanho
ABRA – TRANSGENICOS – HOMENAGEM AOS 10 ANOS – DEZ 2013.pdf 854.66 KB

EcoDebate, 20/12/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa


Comentários (1)

 

  1. Antonio Francisco Mensch disse:

    Muito engraçado o MST falando dos transgênicos, se os assentamentos deles só estão usando sementes transgênica.
    “Faça o que digo”