EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Campanha Nacional do CFMV mobiliza população contra tráfico de animais selvagens

 

Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens

 

O crime é a terceira maior atividade clandestina no mundo e movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano no Brasil

 

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou ontem, 25/9, a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Com duração de um ano, a campanha será iniciada em diversas capitais brasileiras com o “Dia de Conscientização”, no domingo, dia 29/09*. O objetivo principal é conscientizar e engajar a sociedade como aliada no combate ao tráfico de animais. Isso, porque a participação da população para impedir o avanço desse crime é de extrema importância, não apenas por ser um agente fiscalizador, mas também potencial consumidor.

Parques, shoppings, praças e zoológicos foram escolhidos para receberem o Dia da Conscientização. Na programação estão atividades infantis como teatros, contadores de histórias e pintura de rosto, além de esclarecimentos e informações sobre como combater e denunciar para os adultos.

Sobre o Tráfico

Os dados são alarmantes: 38 milhões de animais são retirados da natureza todos os anos, sendo que 90% deles morrem, antes mesmo de chegarem ao seu destino final, devido às formas precárias de captura, ao estresse a que são submetidos e às más condições de alimentação e transporte. Além de reduzir e eliminar a quantidade de espécies da nossa fauna, o tráfico compromete o equilíbrio do ecossistema e causa sofrimento para os animais. Outra preocupação é com a saúde do homem, já que 70% das doenças que acometem os seres humanos são de origem animal e o contato com os bichos pode ser contagioso.

“O médico veterinário é responsável pela tríade da saúde animal, da saúde ambiental e da saúde humana. Acreditamos que essa campanha, de extrema importância para o nosso país, envolva essas três frentes. Em parceria com Médicos Veterinários e Zootecnistas, e ao lado de cada cidadão, temos a missão de cuidar do meio ambiente e garantir, para esta geração e para as futuras, mais qualidade de vida e equilíbrio entre o homem e a natureza”, afirma Benedito Fortes Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Segundo estudos da Renctas – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens; organização não-governamental e parceira do evento – as maiores vítimas do tráfico são as aves, representando 82% do total.

Por conta da diversidade de espécies, o Brasil é um grande alvo dos traficantes. A rota do tráfico no País começa com os animais capturados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e escoados para as regiões Sul e Sudeste, principalmente para os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. As vendas acontecem em feiras livres e muitos são exportados para países da Europa e América do Norte.

Tráfico no DF

A Polícia Ambiental do Distrito Federal divulgou nesta semana dados sobre as apreensões feitas pelo órgão durante o primeiro semestre de 2013. Ao todo, foram 899 apreensões, o que representa 13% a mais do que o mesmo período do ano passado. Em conformidade com os dados nacionais, 80% dos animais apreendidos eram aves.

Sobre a Campanha

A Campanha foi planejada pelo CFMV para comemorar os 45 anos de criação do Sistema CFMV/CRMVs. Os 27 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária – presentes em todos os estados do País e no Distrito Federal – são apoiadores fundamentais para a execução e desenvolvimento de toda a Campanha.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) são parceiros e apoiadores do CFMV no combate ao tráfico de animais selvagens. Outras entidades como órgãos de governos diretamente envolvidos com o tema também estão em fase de negociação.

O CFMV desenvolveu peças publicitárias, como VTs, spots e anúncios para jornais e revistas, além de uma cartilha infantil e um folder para serem usados nas ações corpo a corpo planejadas na campanha.

Outra importante ferramenta da Campanha será o hotsite, que vai abrir informações sobre o tráfico, número, notícias e até uma galeria de imagens: www.cfmv.gov.br/traficodeanimais.

Sobre o CFMV

O Conselho Federal de Medicina Veterinária comemora em 2013 seus 45 anos de criação. A missão do CFMV é “promover o bem-estar da sociedade, disciplinando o exercício das profissões de Médico Veterinário e Zootecnista, por meio da normatização, fiscalização, orientação, valorização profissional e organização das classes diretamente ou por intermédio dos CRMVs.”

Sobre a Comissão de Animais Selvagens
Criada em 2012, a Comissão Nacional de Animais Selvagens centraliza as discussões em torno de um tema de extrema relevância para o país: o uso e o manejo da fauna silvestre brasileira. Dessa forma, o CFMV pode tomar decisões acertadas com o apoio de especialistas em animais selvagens. A proposta da Comissão é fomentar o bem-estar dos animais selvagens de vida livre e em cativeiro e também prevê o combate ao comércio ilegal de animais selvagens, uma das maiores atividades clandestinas do mundo, assim como o tráfico de drogas e de armas.

*Programação do Dia de Conscientização (29/09)

Região Norte:

Rondônia
Espaço Alternativo – Avenida Jorge Teixeira, entre o Aeroporto e a Avenida Imigrantes. Porto Velho/RO. 16h às 20h.

Roraima
Praça das Águas – Av Cap. Ene Garcez, 465 – Boa Vista/RR. 14 às 21h.

Pará
Praça da República – Belém/PA. 8h às 14h.

Região Nordeste:

Alagoas
Praia da Ponta Verde – Maceió/AL. – 15h às 20h.

Bahia
Jardim Zoológico de Salvador, Ondina, Salvador/BA. 9h às 16h

Paraíba
Parque Zoobotânico – Rua Gouveia Nóbrega, s/n. João Pessoa/PB. 8h às 17h

Pernambuco
Parque Dois Irmãos – Recife/PB. 9h30 às 15h30.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal
Jardim Zoológico de Brasília – Brasília/DF. 9h às 16h.

Goiás
Parque Lago das Rosas, localizado no Setor Oeste. 9h às 13h.

Mato Grosso
Parque Mãe Bonifácia – Av. Miguel Sutil, s/n, Duque de Caxias, Cuiabá/MT.
7h às 10h e 15h às 18h

Mato Grosso do Sul
Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande/MS.
8h às 10h30 e 15h às 18h.

Região Sudeste

Espírito Santo
Praia de Camburi, em Vitória/ES.
8h às 17h

Minas Gerais
Zoológico de Belo Horizonte/MG.
9h às 16h.

São Paulo
Zoológico de São Paulo/SP.
10h às 14h.

Região Sul

Paraná
Zoológico de Curitiba/PR.
9h às 14h30.

Santa Catarina
Parque Beto Carrero World – R. Inácio Francisco de Souza, 1597. Praia de Armação, Penha – SC.
9h às 15h.

Colaboração de Anny Cassimira, para o EcoDebate, 26/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa