EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Neve devastou a Mata Atlântica em Santa Catarina

 

Com o peso do gelo acumulado as árvores nativas penderam na borda da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis - Santa Catarina - Foto: Elcio Glovacki. 23/07/2013
Com o peso do gelo acumulado as árvores nativas penderam na borda da RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis – Santa Catarina – Foto: Elcio Glovacki. 23/07/2013

 

Zona rural do Planalto Norte vira um cenário de horror

A Mata Atlântica do Planalto Norte de Santa Catarina foi devastada pela neve. A exuberante floresta tropical não suportou. O verde da mata sumiu sob o gelo. A RPPN das Araucárias Gigantes [ http://www.ra-bugio.org.br/areasprotegidas.php?id=13 ], reserva federal, que protege gigantescas araucárias centenárias ameaçadas de extinção e as nascentes do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), foi duramente atingida. Centenas de árvores de grande porte simplesmente tombaram ou tiveram quase todos seus galhos quebrados devido ao acúmulo de gelo e os ventos fortes.

Agricultores do entorno da reserva contam que durante a madrugada do dia 23/07 foram acordados com estrondosos ruídos das árvores quebrando e tombando em um efeito dominó. Era como se algo estivesse moendo as matas. Ficaram muito assustados e acharam que era o fim do mundo. A estrada que corta a reserva ficou bloqueada em quase toda sua extensão com galhos e árvores tombadas.

Os impactos foram maiores nas bordas e nas partes com mata secundária. As árvores novas que não quebraram, ficaram arqueadas. Para agravar a situação, uma camada de gelo de alguns centímetros se acumulou no chão da floresta primária (bem preservada) da reserva que ficou repleta de galhos quebrados e troncos das árvores que não resistiram. Uma cutia foi encontrada atordoada, sem mostrar reação de fuga.

 

RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis, Santa Catarina, com as árvores centenárias da Mata Atlântica cobertas de gelo - Foto: Elcio Glovacki. 23/07/2013
RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis, Santa Catarina, com as árvores centenárias da Mata Atlântica cobertas de gelo – Foto: Elcio Glovacki. 23/07/2013

 

As consequências para fauna deverão ser graves, uma vez que houve perda total dos frutos verdes e maduros. O gelo acumulado no solo durante mais de 48 horas pode ter aniquilado com a população de anfíbios e outros pequenos animais, que estão na base da cadeia alimentar. Pode ocorrer uma tragédia, uma perda enorme de biodiversidade.

A destruição dos eucaliptos também foi grande em muitos reflorestamentos do entorno da reserva e outras localidades de Itaiópolis. Plantações novas não resistiram, foram totalmente esmagadas como se um gigantesco trator de esteira passasse por cima. A zona rural de Santa Catarina virou um cenário de horror. Algumas localidades ainda não tiveram a rede elétrica restabelecida e poderão ficar sem energia por mais de uma semana.

Germano Woehl Junior & Elza Nishimura Woehl (proprietários da RPPN)
Autor das fotos: Elcio Glovacki (agricultor)

Outras imagens estão disponíveis neste link
http://ra-bugio.blogspot.com.br/2013/07/neve-e-chuva-congelada-arrasaram.html

 

EcoDebate, 25/07/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

7 thoughts on “Neve devastou a Mata Atlântica em Santa Catarina

  • adorei a reportagem

  • belissima adoro a natureza

  • esta é mais uma prova de como o homem deveria recolher a sua insignificância perante a imponência da natureza, em questão de horas as consequências serão en romes e demorarão semanas ou até meses para se recuperar…..preciramos dar uma teegua ao meio ambiente, ou as consequ}encias piores ainda estarão por vir….SALVE SALVE A NATUREZA….

  • Nossa realmente uma perda muito grande! Embora a novidade tenha deixado muitas pessoas felizez( principalmente turistas) o fato é que iremos arcar com as consequencias desse frio todo. Espero que a mata se recupere!!!!!

  • As árvores que não resistiram não foram araucárias, que estão acostumadas ao frio intenso. Cenário de HORROR é um exagero, pois diante de eventos naturais, o HORROR fica por conta da expectativa do ser humano que NADA vai mudar quando acontecem eventos naturais de grande volume. Qto aos eucaliptos são árvores exóticas, não são nativas da MATA ATLÂNTICA. Na região da SC a maior parte da mata atlântica é de clima subtropical. As espécies que são de clima tropical NÃO SOBREVIVEM AO INVERNO.
    O TOM DADO AO TEXTO É DUVIDOSO… COMO SE ESTIVÉSSEMOS DIANTE DO ARMAGEDON… POR FAVOR, UM POUCO MENOS… Precisamos cuidar e muito do planeta… mas NÃO PRECISAMOS de EXTREMISMOS NOS DISCURSOS…

  • Deve ter bebido para ser tão catastrófico… Isso é a natureza e não me venha com “aquecimento global” e outras teorizações sem fundamento. O Planeta esta indo para uma era glacial e os viventes devem ir se adaptando. Parabéns Isabel pelo comentário.

  • MARCELO DE OLIVEIRA FONSECA

    ME PARECE ESTRANHO ATRIBUIR A MORTE DA FLORESTA SUB TROPICAL PELA “NEVE OCASIONAL DE UMA FRENTE FRIA”. NA VERDADE O QUE ESTÁ OCORRENDO SÃO AS VARIAÇÕES DO CLIMA QUE REVERBERAM NA VEGETAÇÃO. TRATA-SE DE SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO COM A MORTE DOS INÍVÍDUOS MENOS APTOS E ADAPTAÇÃO DOS QUE FICAM. A NATUREZA NÃO É BOAZINHA…. ELA É COMO É.

Fechado para comentários.