EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Massacre ‘silencioso’: Desde 2007 são 30 mil pessoas assassinadas e 20 mil desaparecidas no Rio de Janeiro

Parentes e amigos de mortos e desaparecidos no Rio fazem manifestação em Copacabana

A orla de Copacabana foi o local escolhido por centenas de manifestantes para protestar contra o assassinato de 30 mil pessoas desde 2007 e o desaparecimento de 20 mil no Rio de Janeiro. Com roupas pretas e máscaras com rostos de desaparecidos e vítimas da violência, o grupo fez uma marcha do início ao fim do calçadão e fincou 3 mil rosas com fitas pretas, em sinal de luto pelas vítimas de homicídios, além de uma cruz de 4 metros de altura.

A finalidade também foi chamar a atenção para a ineficiência da polícia e a morosidade da Justiça. Segundo o presidente da organização, Antônio Carlos Costa, da Organização não governamental Rio de Paz, a elucidação desses crimes não passa de 8%. “É ridículo que 92% dos homicidas não sejam punidos. E essa impunidade incentiva a violência. Foram cerca de 800 pessoas que vieram aqui demonstrar sua indignação.”

Uma das reivindicações do grupo é o julgamento e punição dos assassinos do menino Juan, de 11 anos, morto em um confronto entre policiais militares e traficantes na Baixada Fluminense, há pouco mais de um mês. O corpo do menino apareceu em um rio.

Entre os parentes de vítimas da violência estavam os da engenheira Patrícia Franco, que desapareceu em junho de 2008 e do menino de 5 anos João Roberto morto por policiais também em 2008.

Reportagem de Flávia Villela, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 01/08/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Massacre ‘silencioso’: Desde 2007 são 30 mil pessoas assassinadas e 20 mil desaparecidas no Rio de Janeiro

  • Os temas abordados pelo EcoDebate deveriam ser leitura obrigatória nas Universidades deste país, um dos últimos lugares para discussão de idéias de influência social e política do país.

    Parabéns a todos que organizam e socializam as notícias.
    Prof. Dr. Elio Ferrato

    Resposta do EcoDebate: Prezado Prof. Dr. Elio Ferrato, agradecemos o apoio e a generosidade para com nosso trabalho. Acreditamos, sinceramente, que um outro Brasil é possível e necessário e, por isto, mantemos nosso conteúdo centrado em temas ligados às questões socioambientais, dosando cidadania e meio ambiente como questões centrais dos grandes debates. É por isto que mantemos debate permanente sobre o modelo de desenvolvimento.

    Um abaço, da Redação do Portal EcoDebate

Fechado para comentários.