EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Crise ambiental será mesmo uma triste realidade? artigo de Donato Velloso

[EcoDebate] Elaboro este pequeno texto, na intenção de fazê-lo servir como alento, para aqueles que queiram juntar suas energias a nossa, na busca de soluções
 
Já se vão 39 anos da “Conferencia Mundial de Meio Ambiente” em Estocolmo, quando se instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Ambiente, a partir da ECO92,  já se comemora  “A Semana do Ambiente”, estamos próximos da realização da RIO +20 em 2012, onde sugiro, durante todo o mês de junho, intensificação de práticas e grande mobilização em nível mundial dedicada  a relacionar as questões do ambiente a todos os campos do saber.

O que podemos esperar deste modelo desenvolvimentista num ritmo sem limites? Será um bom caminho?

Vivenciamos um momento de constatações pouco promissoras para um futuro seguro de todos os seres vivos.

A intensidade das atividades humanas nas ultimas décadas comprometem de forma acelerada o equilíbrio dos ecossistemas de maneira irreversível, a degradação continua, a população cresce sem controle, polui, desmata, extingue, utiliza quantidade maior de recursos naturais para produção e consumo de bens, na sua maioria desnecessários, o que vem provocando rápido esgotamento desses recursos.

Somente nas ultimas décadas o homem se deu conta que não é apenas um espectador passivo das transformações da natureza.

Sabemos que não se pode continuar a danificar os sistemas de sustentação da vida na Terra, o nosso lar o nosso único abrigo, nossa fonte de ar, água, alimentos e de recursos materiais.

Comprovações científicas às quais nem todas são disponibilizadas refletem em que tamanho chegou os problemas ambientais que enfrentaremos daqui por diante.

Poucos são os governos, empresas e indivíduos com entendimentos e prioridades suficientes para se dedicarem por práticas de recuperação e proteção ambiental, as quais exige recursos vultosos, ações extremas com intenso envolvimento participativo das comunidades locais.

O agravamento do conjunto de desastres ambientais, por conta de diversos fatores, dentre eles o das mudanças climáticas, se torna razão suficiente para fazermos deste século “O SÉCULO DO CUIDADO DAS VIDAS”

A verdade é que temos o poder de interferir no ambiente, também é verdade que ao destruirmos o nosso planeta, estamos caminhando para um ponto sem retorno e não ter uma casa para viver. “NÃO DESEJAMOS O SÉCULO DA MORTE

Qual leitor é a sua escolha?  Nós do LAGOA VIVA  e do MOVIMENTO EVOLUTIVO PACTO DE RESGATE AMBIENTAL fazemos a nossa parte, na esperança de que nossas ações, priorizando a difusão de conhecimentos, cultivando consciências, abordando temas voltados para o despertar de práticas na defesa ambiental local, estamos ajudando há onze anos, para que nossa comunidade sinta-se motivada e fundamentada por informações, discernindo e escolhendo caminhos mais sustentáveis.

Não há porque esmorecer, o nosso tempo é agora, nessa curta vida é que devemos resgatar o legado de passado irrefletido.

Priorizar e dedicar o nosso precioso e finito tempo que passamos em nossas vidas, tempo que não tem preço, que nunca volta, não só por amor a CAUSA AMBIENTAL, mas por questão da nossa e futura sobrevivência.

Prestem atenção às coisas que são relevantes para o teu futuro, do nosso e de todos que ainda vivem nesta fina casquinha deste pequeno e vulnerável habitat, nosso planeta TERRA.

Você pode e deve se juntar a esta CAUSA, faça a sua parte, começando por cuidar do ambiente de seu corpo, moradia, condomínio, rua, rio, lagoa, sua floresta, sem medo de ser feliz, doe um pouco do seu valoroso tempo, não só por sua vida, mas talvez possibilitar o fenômeno de outras vidas.

” QUE AS ASPIRAÇÔES DE CADA UM DE NÓS, INCORPOREM OS PRINCÍPIOS, DA SOLIDARIEDADE, DA SUSTENTABILIDADE E JUSTIÇA SOCIAL”
.
VISITE NOSSO SITE. WWW.PACTODERESGATEAMBIENTAL.ORG

Donato Velloso é Presidente do Instituto Ecológico Lagoa Viva

EcoDebate, 10/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Crise ambiental será mesmo uma triste realidade? artigo de Donato Velloso

  • Belo texto de alerta, Donato. Parabéns !
    Abraços,
    Regina Lima

Fechado para comentários.