EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Peru: Empresas petrolíferas banidas de reserva de índios isolados

Empresas de exploração de petróleo e gás foram banidas de operarem numa reserva de índios isolados localizada na remota Amazônia peruana.

A decisão foi anunciada esta manhã em um evento promocional, realizado em Londres por Perupetro, empresa estatal responsável pela promoção da exploração de petróleo e gás no Peru. A grande maioria da reserva havia sido aberta para a exploração pela empresa brasileira, Petrobras, em uma área conhecida como ‘Lote 110’.

A reserva é habitada por algumas das últimas tribos de índios isolados no mundo, uma conhecida como a tribo Murunahua (ou Chitonahua). Quando alguns Murunahua foram contatados pela primeira vez em meados da década de 90, cerca de 50% de sua população morreu.

No entanto, Perupetro também anunciou que pretende abrir 25 novos ‘lotes’ para a exploração de petróleo e gás, totalizando 10 milhões de hectares;  quase todos estão na Amazônia. O anúncio foi imediatamente criticado pela organização nacional indígena na Amazônia peruana, AIDESEP, que o classificou de uma ‘nova provocação’ e um ‘novo atentado’ para a população indígena do Peru.

A turnê promocional da Perupetro começou em Houston, Estados Unidos, no início desta semana. O presidente da empresa, Daniel Saba, recentemente fez inúmeros comentários inflamatórios, inclusive negando a existência de tribos isoladas ou que as reservas foram criadas para elas.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘É uma boa notícia que as empresas de petróleo e gás foram banidas da Reserva Murunahua, porque teria sido muito perigoso para as tribos, e as empresas não teriam tido consentimento para operar na área. Mas Perupetro deve agora estender essa decisão para outras regiões do Peru: não deve permitir que as empresas operem em qualquer área onde elas não têm o consentimento da população local –sendo índios isolados ou não.’

Leia sobre esta historia na página Survival na internet (em espanhol): http://www.survival.es/noticias/5958

Nota da Survival International publicado pelo EcoDebate, 24/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.