EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ficha Limpa só vai atingir políticos que serão condenados após sanção. Texto pode gerar questionamentos no STF

Projeto Ficha Limpa

Uma alteração no texto do Projeto Ficha Limpa, aprovado pelo Senado, deixará candidatos conhecidos do cenário nacional – como Joaquim Roriz e PauloMaluf – de fora da abrangência da Lei. No trecho sobre a concessão do registro, a expressão “os que tenham sido condenados” foi substituída por “os que forem condenados”. Com isso, a regra só vai ser aplicada aos casos de candidatos condenados após a sanção da medida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), explicou que a alteração foi feita apenas na redação da proposta e que, na prática, os políticos com condenações anteriores à lei serão punidos com base na atual Lei de Inelegibilidade.

“Gostaria que essas pessoas não pudessem se candidatar. Mas temos um parâmetro jurídico. A lei age para frente, e não para trás”, disse. “Foi apenas a mudança de um tempo verbal. E a lei atual é rigorosa”, completou.

Segundo Demóstenes, as alterações foram feitas para facilitar os julgamentos. Das nove emendas feitas pela Câmara ao projeto, quatro traziam a expressão “os que forem condenados”, quatro falavam em “os que tenham sido condenados” e uma não fazia menção ao tempo. “Ia virar uma confusão na cabeça do legislador”, comentou. Mas, o assunto deverá passar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

Os candidatos que renunciaram no passado para fugir da perda do mandato, com a nova lei, também cumprirão prazo de inelegibilidade. Políticos como o ex-senador Joaquim Roriz, se tivessem renunciado na vigência da nova lei, ficariam 16 anos sem poder se candidatar novamente: os oito anos do mandato de senador, mais os oito anos da inelegibilidade.

Quanto ao texto aprovado na noite de 19/05, o senador foi claro: ele vai dar uma nova conotação às eleições. Práticas como caixa 2, compra de voto e crime eleitoral – que antes resultavam apenas em perda de mandato – agora geram inelegibilidade.

O impedimento de concorrer às eleições abrange candidatos condenados por órgão colegiado e também com sentenças transitadas em julgado. Demóstenes explicou que, por isso, não adianta o candidato com condenação apenas em primeira instância desistir do recurso pensando que, assim, poderá concorrer. “Não adianta ser espertinho. A lei atinge também decisões transitadas em julgado”, disse.

Mudança no texto do Ficha Limpa pode gerar questionamentos no STF

O texto do Ficha Limpa, aprovado pelo Senado, pode gerar diversos questionamentos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral (STF). A avaliação é de parlamentares que criticaram a emenda aprovada pelos senadores. A mudança permite a aplicação da inelegibilidade apenas para processos que se iniciem depois da sanção da lei e não para os que estão em curso atualmente, como defendeu o relator da matéria na Câmara, José Eduardo Cardozo (PT-SP).

No trecho sobre a concessão do registro, a expressão “os que tenham sido condenados” foi substituída por “os que forem condenados”. Com isso, a regra só vai ser aplicada aos casos de candidatos condenados após a sanção da medida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.“A lei não pode atingir a coisa julgada, mas se desejava pegar as ações ainda em curso”, disse. “Não gostei da modificação. Criou-se uma confusão jurídica que não precisava”, completou.

O deputado considera que a alteração mudou o mérito do projeto, por isso, deveria retornar à Câmara para nova votação. Como o Senado considerou a emenda como de redação, o texto seguiu para sanção presidencial. Cardozo chegou a defender uma eventual anulação da votação do Senado apenas desses aspectos do projeto.

Para o integrante da comissão que analisou na Câmara o projeto, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), mesmo com a alteração do Senado, a aprovação do projeto foi um avanço. “Não vou dizer que o Senado acabou com o projeto. É um avanço em relação ao sistema eleitoral. Foi um passo. Menor do que o que poderia ser dado, mas foi um passo”, disse.

O autor da emenda, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), disse apenas que pretendia uniformizar a redação, já que, em algumas partes, o projeto falava nos que já foram condenados e, em outras, nos que forem condenados. “A emenda unificou a redação”, resumiu.

TSE vai se manifestar sobre Ficha Limpa antes do registro dos candidatos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse que a corte se empenhará em responder o quanto antes as consultas sobre a início da validade da Lei da Ficha Limpa. O ministro enfatizou que o tribunal se posicionará antes do prazo final para registro de candidaturas, no dia 5 de julho.

Lewandowski lembrou que já existe um questionamento de autoria do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio. “Eu como presidente do TSE vou pedir prioridade para o relator responder e trazer a plenário o mais rapidamente essa consulta”, disse o ministro. O deputado Jerônimo Reis (DEM-SE) também já apresentou consulta ao tribunal sobre a Ficha Limpa.

Quanto à aplicabilidade da lei – se para políticos já condenados ou para políticos que forem condenados após a sanção da norma -, Lewandowski disse que caso prevaleça a atual redação, só se tornam inelegíveis aqueles que forem condenados depois da promulgação da lei.

O ministro também afirmou que se a lei entrar em vigor em 2010, todos aqueles condenados por um colegiado antes do registro seriam atingidos. “As condições de elegibilidade devem ser aferidas no momento do registro, isto é a jurisprudência completamente pacífica”, disse Lewandowski.

O presidente do TSE ainda comentou as possíveis consequências da mudança na redação para a tramitação do projeto, já que alguns parlamentares defenderam sua volta para a Câmara. “Essa é também uma questão que pode, em tese, vir a ser examinada pelo Supremo Tribunal Federal, como aconteceu recentemente com a Lei de Improbidade”, disse o ministro.

Perguntado sobre matéria semelhante julgada pelo STF em 2008, que liberou a candidatura dos “ficha-suja”, Lewandowski disse que na época não havia lei disciplinando a matéria.“O veto ao registro dos candidatos poderia ficar ao arbítrio de um juiz de primeiro grau, ou mesmo de um tribunal regional eleitoral, ou até da Justiça Eleitoral, sem nenhuma base mais objetiva”, argumentou.

Reportagens de Priscilla Mazenotti e Débora Zampier, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 21/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

4 thoughts on “Ficha Limpa só vai atingir políticos que serão condenados após sanção. Texto pode gerar questionamentos no STF

  • Enquanto representantes do povo continuarem a usar jogo de palavras e semântica para enrolar a massa – continuaremos sendo o eterno país do futuro e a maior pizzaria legislativa do planeta.
    A idéia é tão simples que assusta os de longa ficha corrida; daí jogam tudo nas costas do STF.
    A verdade é que pessoas com certo poder nas mãos por aqui costumam ser surdas aos apelos populares – tal e qual o técnico da seleção – o povo pede ganso ele convoca pato – o povo pede neymar ele convoca nilmar – os políticos: o povo pede ficha limpa eles mandam fixador de maquiagem.

    A luta para nos tornarmos o país do futuro no presente – continua. Mas, para isso é preciso simplificar ao invés de complicar…

  • A política e os seus Deuses

    Um mundo chamado Brasil.

    Normalmente, a população humana testemunha as campanhas eleitorais, onde os candidatos e candidatas apresentam propostas de governo. A idéia é que depois de eleitos, atenderão as reivindicações, para assim propiciar melhor qualidade de vida. A bem da verdade passam os primeiros quatro anos e depois mais quatro sem que sejam cumpridas as propostas. E assim caminhamos nesse nosso mundo chamado Brasil.

    Tsunamis.

    A violência e criminalidade avançam mais forte que os TSUNAMIS e leva de roldão os sonhos e esperanças daquela mesma população humana que no início dos primeiros quatro anos acreditara nas propostas.

    O Eco das Injustiças.

    Agora, não restam dúvidas de que os votos inseridos nas urnas mudaram a vida de muitos, óbvio, daqueles que apresentaram propostas, ou seja, tudo muito bem planejado. O que fazer? Infelizmente, nada pode ser feito, haja vista, o velho adágio “contra a força não há resistência”. Entretanto, saibam os senhores e senhoras donos das propostas enganosas que a idéia de que tudo vai bem é efêmera, uma vez que a natureza se encarregará de corrigir as injustiças.

    As Lágrimas dos nossos olhos, um dia inundarão os lagos secos da omissão.

    A PEC-300 se aprovada fosse, não alteraria a economia desse continente chamado Brasil, mas, alteraria sim a motivação de milhares de chefes de famílias que quando saem de casa não tem a certeza de que retornarão. Alguns retornam, outros não, e desses que não retornam restam às lágrimas das viúvas, dos filhos, netos e bisnetos. O tempo passa e a história se incumbe de registrar lapsos do que significou vidas tão curtas e sem importância àqueles que se propuseram a representar o povo.

    Cem anos é pouco para se garantir um único sonho.

    Importante lembrar, mesmo que se viva cem anos, a vida ainda seria curta, pois, apesar das dificuldades todos desejam viver bem. O problema é que por mais que se viva, o homem não consegue realizar esse único sonho, pois, até nisso, talvez, já não dependa de Deus, haja vista, os deuses que conduzem a política aqui na terra.

    Consciência soberba.

    Nesse sentido, quem sabe se lá do outro lado não nos encontremos. Isso, isso mesmo, quem sabe se lá do outro lado e levando em conta o espiritismo romântico não se encontrem os Presidentes, Senadores, Deputados federais e estaduais, os Governadores, Prefeitos e Vereadores. Ah, e também os Policiais militares e civis, esses que ao longo da vida se expuseram ao ridículo e se humilharam diante do poder daqueles que se achavam “os imperadores”. Imperadores, esses, que não percebem o ímpio impregnado nas entranhas de uma consciência soberba e egoísta e que sempre os leva a pensar apenas no próprio umbigo. Com raríssimas exceções. E tenho dito.

    Postado por Jorge Gerônimo Hipólito às 23:55
    0 comentários:

    Postar um comentário

Fechado para comentários.