EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama flagra cativeiro ilegal de animais silvestres e apreende arsenal no MT

A Gerência Executiva do Ibama em Barra do Garças, em parceria com a Polícia Militar e o  Corpo de Bombeiros,  apreendeu um arsenal na fazenda Pequi, no município de Cocalinho, onde havia um criadouro de animais silvestres irregular. A ação faz parte da Operação Diamantino II, e foi acompanhada pelo Oficial de Justiça de Barra do Garças, que participou das vistorias na fazenda. Foram apreendidos 38 animais silvestres que estavam em cativeiro ilegal.

Uma jaguatirica encontrada no cativeiro estava debilitada, com a mandíbula fraturada e diversas escoriações no corpo e foi imediatamente encaminhada para Cuiabá a fim de receber cuidados médicos veterinários. O proprietário da fazenda, Arnaldo Ferreira Leal, que tem licença de criador no Rio de Janeiro, foi multado por manter fauna silvestre em cativeiro sem autorização. O autuado tem 20 dias a partir do recebimento do auto de infração para apresentar defesa ao Ibama.

Partes de animais silvestres ficavam expostas na fazenda, as cabeças empalhadas dos animais eram mantidas nas paredes da residência do proprietário. Várias armadilhas foram apreendidas. Três viveiros grandes com tela e estrutura de ferro, onde eram mantidos animais, foram desmontados pelos bombeiros. Além disso, diversos petrechos de pesca predatória foram apreendidos.

Além do cativeiro ilegal, na fazenda foi apreendido um arsenal de armamentos e mais de duas mil munições. Entre as armas apreendidas, quatro revólveres, quatro rifles com lunetas, uma espingarda, e uma carabina calibre 38, das munições, 300 eram de 9 mm, de uso exclusivo das Forças Armadas. Uma filmadora com infravermelho, binóculos, bússolas, cilibrins e rádios comunicadores também foram encontrados e eram, provavelmente, utilizados nas caçadas.

O proprietário da fazenda já havia recebido três multas do Ibama, duas delas por manter fauna silvestre em cativeiro sem autorização.

Informações do Ibama, publicadas pelo EcoDebate, 02/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.