EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa revela que os peixes dos EUA estão contaminados com mercúrio

Áreas avaliadas sobre a contaminação por mercúrio
Áreas avaliadas sobre a contaminação por mercúrio

Pesquisadores confirmaram a contaminação por mercúrio em todos os peixes recolhidos em 291 córregos em todo o país, segundo um estudo do U.S. Geological Survey.

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Cerca de 1/4 desses peixes estavam contaminados com níveis de mercúrio acima dos limites estabelecidos como seguros para pessoas que se alimentam com quantidades de peixes acima da média, de acordo com dados da EPA, U.S. Environmental Protection Agency. Mais de 2/3 dos peixes estavam contaminados com níveis acima do considerado seguro para a alimentação animal.

De acordo com os pesquisadores, este estudo [Mercury in Fish, Bed Sediment, and Water from Streams Across the United States, 1998–2005] mostra o quanto a poluição por mercúrio tornou-se generalizada no ar, nas bacias hidrográficas e, por consequência, nos peixes.

Alguns dos mais altos níveis de mercúrio em peixes foram encontrados em rios da Carolina do Sul, Geórgia, Flórida e Louisiana, em áreas associadas com bacias hidrográficas relativamente preservadas e com florestas úmidas abundantes, em comparação com o resto do país .

Altos níveis de mercúrio nos peixes também foram encontrados em bacias relativamente pouco desenvolvida no Nordeste e Centro-Oeste Superior. Níveis elevados foram observados em áreas do oeste dos Estados Unidos afetadas pela mineração.

Os resultados completos do relatório do USGS, bem como estudos complementares detalhados estão disponíveis online in http://water.usgs.gov/nawqa/mercury/

O mercúrio, uma neurotoxina, é um dos contaminantes mais grave em termos de ameaça às bacias hidrográficas. A principal fonte de mercúrio em águas naturais é o mercúrio que é emitido para a atmosfera e depositadas em bacias hidrográficas por precipitação.

No entanto, o mercúrio na atmosfera por si só não explica a contaminação em peixes de riachos de todos os EUA. O USGS estudarou a contaminação por mercúrio em peixes, sedimentos do leito e na água de 291 córregos em todos os EUA, recolhendo amostras de 1998 a 2005.

De acordo com o estudo, o mercúrio atmosférico é a principal fonte de contaminação para a maioria destes córregos, sendo que as usinas termelétricas a carão são a maior fonte de emissões de mercúrio nos Estados Unidos, mas dos locais estudados, 59 dos córregos também são potencialmente afetados pela mineração de ouro e mercúrio.

Todos os 50 estados têm programas de monitoramento de mercúrio e 48 estados emitiram, em 2006, advertências sobre o consumo de peixe em razão de contaminação por mercúrio.

A EPA regulamenta as emissões de mercúrio para o ar, terra e água. Em fevereiro de 2009, a EPA anunciou que pretende controlar emissões de mercúrio de carvão em usinas de energia através da emissão de uma norma segundo a Lei do Ar Limpo (Clean Air Act).

O tema é importante para nós, à vista da crônica contaminação de diversos rios amazônicos, principalmente em razão da mineração ilegal.

Para acessar o relatório clique aqui.

Como leitura complementar, além do relatório do USGS, sugerimos que leiam, também, as matérias:

Uso de mercúrio nos garimpos de ouro é uma ameaça tóxica em escala global

EUA: Relatório denuncia o aumento das emissões de mercúrio pelas usinas termelétricas a carvão

Trabalho mede teor de mercúrio, que pode ter efeitos nocivos para o organismo, em crianças do litoral de São Paulo

Mercúrio e outras toxinas podem afetar o desenvolvimento do cérebro

Pesquisas avaliam contaminação por mercúrio no Canadá e nos EUA

EcoDebate, 22/08/2009, com informações do U.S. Geological Survey

EcoDebate, 24/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.