EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dona Raimunda, a líder das quebradeiras de coco, e Edgar Morin recebem título Honoris Causa

A quebradeira de coco e líder comunitária, Raimunda Gomes da Silva e o filósofo e sociólogo, Edgar Morin receberam na manhã desta quinta-feira, 25, o título doutor Honoris Causa. A cerimônia de outorga dos títulos foi realizada às 9h, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), Campus de Palmas. O título é a maior honraria outorgada pela Instituição.

A história de vida, o envolvimento com as causas sociais e a participação da construção do saber dos homenageados rendeu-lhes a titulação que é concedida a personalidades que tenham contribuído pelo saber ou atuação em prol das artes, filosofia, letras ou do conhecimento transmitido entre os povos.

Dona Raimunda, como é conhecida, é responsável pela mobilização e organização das mulheres da região do Bico do Papagaio na busca pelos seus direitos, por melhores moradias e escola para as crianças da região. Ela também lutou pela criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela reforma agrária. Seu trabalho ao longo dos anos rendeu-lhe notoriedade, propiciando a quebradeira de coco, de 69 anos, contar sua experiência em vários países.

“Essa homenagem não é apenas minha, mas de todas as quebradeiras de coco, trabalhadores rurais, meus companheiros de luta, pessoas que como eu querem um país melhor. A gente tem que ser forte, ser teimoso, paciente e ter coragem, pois a riqueza maior que temos é a vida, não quero receber esse título para me orgulhar, mas para lutar mais ainda”, disse dona Raimunda.

Reconhecimento

Após dona Raimunda receber a honraria, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero, entregou o título Honoris Causa a Edgar Morin. Ele é considerado um dos principais pensadores sobre a complexidade e autor de dezenas de livros.

“Minha intenção permanente tem sido em religar a cultura científica à humanista. Agradeço a honraria por esse esforço em favor da compreensão humana. Acredito se não houver avanço nessa área, o mundo não poderá evoluir. Pois a compreensão nos ensina a complexidade do ser humano e penso que ela deva ser ensinada a todos os estágios da educação, a começar pelo ensino básico”, frisou Morin.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, representando o governador Marcelo Miranda, ressaltou a importância do seminário e a entrega de títulos as duas personalidade de distintos campos, mas que participam da construção do saber. “O que nós percebemos é que os lugares são diferentes, os fazeres são diferentes, mas existe a mesma vontade entre ambos de fazer o mundo melhor. É o Tocantins reconhecendo um pensador do mundo capaz de influenciar muitas pessoas e a dona Raimunda, com seus saberes demonstrando que o conhecimento, a educação, a escola fazem a diferença”, disse a secretária.

Ao final da cerimônia, o reitor da UFT, Alan Barbiero, disse que a instituição possibilitou o encontro físico entre duas personalidades, que fizeram um trabalho relevante para o mundo inteiro.

Edgar Morin
Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.

É considerado um dos principais pensadores sobre a complexidade. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa. É considerado um dos pensadores mais importantes do século XX e XXI.

Raimunda Gomes da Silva
Uma das lideranças mais carismáticas e respeitadas na luta por reforma agrária. Já recebeu muitas ameaças de morte e enfrentou policiais, fazendeiros e políticos na briga por terra. Atualmente, entre outros cargos, ela coordena em Brasília a Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista, que atende cerca de oito mil mulheres em oito Estados da Amazônia.

FONTE- Voz do Bico

* Informe enviado por Rogério Almeida, colaborador e articulista do EcoDebate

[EcoDebate, 01/07/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.