EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Países ricos transferem pouca tecnologia limpa

Com o objetivo de avaliar a transferência tecnológica motivada por projetos do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), a Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC) analisou o documento de concepção de 3.296 projetos registrados, em processo de registro ou em validação. A ONU concluiu que 36% dos projetos apresentam transferência de tecnologia, ou seja, utilizam tecnologias anteriormente não disponíveis nos países anfitriões. Esses projetos somam 59% das reduções certificadas de emissões dos gases de efeito estufa. Matéria de Roberto do Nascimento, no Invertia.

A transferência tecnológica ocorre em tipos diferentes de projeto e envolve geralmente a passagem de conhecimento e de equipamentos. Ela é mais comum em projetos de larga escala e com participantes estrangeiros, sendo verificada principalmente em projetos de agricultura, destruição de gases industriais, aterros sanitários e energia eólica, informa a Federação das Industrias do Rio de Janeiro.

Nos projetos de biomassa, cimenteiras e energia hidrelétrica, a transferência é mais rara. China, Índia, Brasil e México respondem por 77% do total de projetos de MDL no mundo. Os três primeiros, apesar de liderarem a lista, são os menos beneficiados pela transferência. Por sua vez, o México é praticamente líder nesse aspecto, com quase todos os projetos (91%) sendo apontados como promotores de transferência tecnológica.

A tecnologia transferida é originada na maior parte das vezes do Japão, Alemanha, Estados Unidos (que nem é signatário do acordo mundial contra as mudanças climáticas), França e Grã-Bretanha. O estudo Analysis of Technology Transfer in CDM Projects será utilizado pela ONU na avaliação de desempenho do MDL quanto ao cumprimento de seus objetivos no primeiro período de compromissos do Protocolo de Kyoto.

* Enviada por Edinilson Takara, leitor e colaborador do EcoDebate

[EcoDebate, 08/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.