EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama apreende 5,5 mil metros cúbicos de madeira ilegal extraída de Terra Indígena

Madeira apreendida pelo IBAMA, em foto de arquivo
Madeira apreendida pelo IBAMA, em foto de arquivo

A Operação Caapora, até 23/4, contabilizou cerca de 5,5 mil metros cúbicos de madeira ilegal apreendida e pouco mais de R$ 7 milhões em multas lavradas nos municípios de Nova Esperança do Piriá, Viseu e Cachoeira do Piriá, nordeste do estado. A equipe doou parte da madeira para a Caritas – rede da igreja católica para atendimento social – e outra parte será doada para os municípios de Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte.

As duas prefeituras já estão com a madeira que deverá ser utilizada na construção de oito pontes em Nova Esperança do Piriá, quatro pontes em Garrafão do Norte e na reforma de doze escolas municipais e rurais em ambas as localidades, após a finalização do processo de doação pela Superintendência do Ibama no Pará. As construções e reformas serão vistoriadas pela Comissão de Doação do Ibama no Pará, que acompanha de perto, a destinação de todos os bens doados pelo órgão.

Apreensões em Cachoeira do Piriá e Viseu

A Operação, composta pelo Ibama, Força Nacional de Segurança, Batalhão de Polícia Ambiental-BPA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente-Sema, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal-PRF e Fundação Nacional do Índio-Funai, encontrou nesta semana, dez serrarias em Viseu e Cachoeira do Piriá que tinham madeira sem origem legal em depósito, das quais quatro foram desmontadas por serem totalmente ilegais, sem qualquer documentação. Outras quatro também serão desmontadas nesta semana, e a madeira ainda está sendo medida.

Dados da operação apontam que as pessoas envolvidas nessa atividade ilegal fomentavam o trabalho análogo à escravidão; não pagavam qualquer tipo de imposto; e além de extraírem, ilegalmente, madeira da terra indígena, deixaram à população do município apenas prejuízos econômicos, sociais e ambientais.

A Operação Caapora está tentando minimizar os danos causados pelos criminosos que estavam se aproveitando dos cidadãos do município e da floresta na Terra Indígena, formando verdadeiras quadrilhas, e fomentando o tráfico de drogas, a prostituição infantil e o serviço de pistolagem na região, que culminou com a morte de uma família inteira, um mês antes da chegada da Operação ao município.

Balanço

A Caapora fechou, até agora, 22 serrarias ilegais (8 nesta semana e 14 no começo do mês); apreendeu 5 armas de fogo, 1 Picape, 3 caminhões, 4 tratores, 5 motocicletas, 11 motosserras, 22 serras fitas, vários notebooks, CPU´s, aparelhos de radiocomunicação e vários equipamentos de maquinário industrial. Além das apreensões, a Operação Caapora doou mais de 800 cestas básicas para parte da população do município atingida diretamente pelo fechamento de serrarias ilegais.

Por Luciana Almeida, Ascom/Ibama/PA

[EcoDebate, 27/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.