EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

EUA querem liderar mudança energética por meio de pacote econômico

Os Estados Unidos esperam liderar a mudança de modelo energético em nível mundial com seu novo plano econômico, em processo de aprovação, declarou na quinta-feira (12) a principal assessora do presidente Barack Obama no assunto, Carol Browner.

“Podemos liderar o caminho, temos de ser o número um no desenvolvimento dessas tecnologias incluídas no pacote de estímulo econômico”, cujo valor é de US$ 789 bilhões, e que deve ser aprovado hoje pelo Congresso norte-americano. Matéria da France Presse, em Washington.

“Vamos testar tudo, temos de experimentar tudo. Temos o conhecimento”, enfatizou a assessora de Obama para assuntos energéticos e mudança climática, ao ser questionada sobre qual dessas tecnologias de energia renovável será prioritária para o governo.

Ela não quis arriscar o valor definitivo que será destinado à parte de energia renovável no pacote de estímulo, apresentado por Obama não apenas como uma necessidade para criar postos de trabalho, mas como uma oportunidade para mudar os “hábitos energéticos” do país.

“Provavelmente uns 70 bilhões de dólares” serão destinados para garantir empréstimos para que as empresas possam reciclar suas tecnologias, comentou.

Browney disse que o governo não teme uma reação hostil das empresas energéticas. “Muitas das companhias já estão muito diversificadas, não estão ajustadas a uma única tecnologia. Haverá empresas que verão uma oportunidade de negócios” nesse setor, apontou.

* Matéria da Agência France-Presse, na Folha Online, 13/02/2009 – 16h07

** Enviada por Edinilson Takara, leitor e colaborador do EcoDebate

[EcoDebate, 14/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.