EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

EUA: Acidente na central nuclear de Vermont Yankee durante operação de reabastecimento e manutenção


Central nuclear de Vermont Yankee, foto da Entergy Nuclear

Vinte e cinco trabalhadores, no piso superior do edifício do reator nuclear de Vermont Yankee, foram evacuados, nesta segunda feira (20/10) em razão de ocorrência de níveis inseguros de radiação.

O alarme interrompeu o trabalho de reabastecimento e obrigou a evacuação, em razão de níveis crescentes de radiação. Após quatro horas, quando foram identificados níveis seguros de radiação, os trabalhos foram retomados normalmente, de acordo com informações da Entergy Nuclear, operadora da central de Vermont Yankee. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.

O incidente ocorreu no primeiro dia de reabastecimento e manutenção da Vermont Yankee, que iniciou domingo e está prevista para durar três semanas. Durante esse tempo, um terço do combustível nuclear usado no reator é removido e colocado na piscina do combustível usado e novo combustível é introduzido.

Os trabalhadores tinham retirado topo do corpo do reactor, quando o incidente ocorreu.O Nuclear Regulatory Commission (NRC), até ontem (22/10), estava investigando o incidente e não informou se os trabalhadores violaram qualquer norma ou procedimento de segurança.

Entergy Nuclear informou que os trabalhadores receberam uma “pequena” dose de radiação, nominalmente dentro dos limites anuais de exposição dos trabalhadores.

William Irwin, chefe de saúde radiológica, do Vermont Department of Health, disse que: “Às vezes, são bastante elevados os níveis contaminação”. No caso do incidente de segunda-feira, ele disse os níveis de contaminação eram “muito baixos”, no sentido de “único dígito de millire (mrem).”

Um trabalhador pode receber até 5000 millirems de exposição durante um ano, disse ele, e continuar a estar dentro de limites federais.

“Cada única tarefa durante o reabastecimento tem risco”, disse Irwin. “Há coisas que vão surgindo.”

Irwin disse que os trabalhadores estavam vestindo roupas especiais de proteção contra radiação.

A central nuclear de Vermont Yankee, com 36 anos de operação, está solicitando a prorrogação de sua licença de operação por mais 20 anos e encontra resistências por parte da população em relação à sua segurança (sobre este assunto leiam a matéria “Renovação da licença de operação da central nuclear de Vermont Yankee, EUA, pode transformar-se em disputa judicial“)

*Com informações de Susan Smallheer, susan.smallheer@rutlandherald.com.

Nota do EcoDebate: sugerimos que avaliem a real segurança operacional das usinas nucleares acessando a nossa tag “acidentes nucleares

[EcoDebate, 23/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.