EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Agrotóxicos e Saúde, o veneno à nossa mesa

agrotóxicos
Imagem: ENSP

Agrotóxicos e Saúde, o veneno à nossa mesa

Devemos nos perguntar qual é o real custo social, ambiental e de saúde desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos

Por Henrique Cortez

[EcoDebate] Nos últimos anos cresce o debate da agricultura orgânica versus a agricultura “tradicional”, aqui entendida como a que utiliza agroquímicos visando aumento de produção e produtividade.

Esta é uma discussão importante que se perdeu em argumentos binários, do tipo ‘os orgânicos são mais caros mas são mais saudáveis’ ou que a agricultura orgânica não possui produtividade suficiente para alimentar o planeta.

A agricultura “tradicional” se orgulha de produzir alimentos mais do que suficiente para alimentar o planeta e a indústria química se orgulha de ter desenvolvido os insumos utilizados para isto.

A agricultura orgânica se orgulha de ser ambientalmente mais amigável e que, eventualmente, seja mais saudável.

Os dois lados podem até estar certos mas, na minha percepção, a questão central não é essa.

Devemos nos perguntar qual é o real custo social, ambiental e de saúde desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos. Quem arca com as consequências e quem realmente paga por isto?

Não pretendo discutir o manejo do solo, a sua utilização intensiva e extensiva, a ponto de que o solo precisa de permanente aplicação de fertilizantes ou de que a produção animal beire o horror da exploração desumana.

Prefiro falar do nosso longo e lento envenenamento diário. Prefiro pôr em discussão a comida que nos mata.

Há algum tempo assisti a um telejornal no qual um produtor de morangos, do interior de SP, declarou (devidamente protegido pelo anonimato) que não consumia o morango que produzia por causa dos agrotóxicos. Deste dia em diante passei a estar mais atento ao veneno na minha mesa.

Para colocar o tema em discussão, nem será preciso nada mais do que fazer um rápido e pequeno balanço do que já publicamos. Ao final desta matéria, você encontrará uma relevante relação do que já publicamos sobre agrotóxicos e saúde

O imenso volume de herbicidas aplicados no Brasil contaminam os solos, os mananciais e até mesmo o aqüífero Guarani. A contaminação dos mananciais e aquíferos também chegará até nós pela água que bebemos e pelos produtos agrícolas irrigados com a água contaminada.

Até mesmo os produtos orgânicos podem ser contaminados indiretamente, como é o caso dos antibióticos usados em animais e que são absorvidos pelas hortaliças cultivadas em solo adubado com resíduos animais. A agricultura orgânica é intensa utilizadora da adubação orgânica.

Como já havia ocorrido com o tomate, a batata, o figo e o morango, também a uva recebe grandes doses de agrotóxicos. Uma pesquisa da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o efeito de agrotóxicos em vinicultores do Rio Grande do Sul revelou altos índices de intoxicação.

A intensa utilização de agrotóxicos no Brasil é ainda mais irresponsável do que nos EUA e na Europa. Um primeiro lugar porque, no Brasil, importamos agrotóxicos proibidos nos próprios países onde são produzidos.

Aqui voltou à minha questão inicial: qual é o real custo social, ambiental e de saúde desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos? Quem arca com as consequências e quem realmente paga por isto?

Pagamos, com nossa saúde e nossas vidas, mais este ‘subsídio’ aos que dizem alimentar o mundo.

Alimentam, é fato, mas colocam o veneno à nossa mesa

Henrique Cortezhenriquecortez@ecodebate.com.br

Veja, abaixo, uma relação de matérias publicadas, cuja leitura recomendamos para melhor compreensão do tema “Agrotóxicos e Saúde”

Uso de agrotóxicos e problemas para saúde, Parte 1/2
https://www.ecodebate.com.br/2019/10/15/uso-de-agrotoxicos-e-problemas-para-saude-parte-12-artigo-de-roberto-naime/
Uso de agrotóxicos e problemas para saúde, Parte 2/2 (Final)
https://www.ecodebate.com.br/2019/10/17/uso-de-agrotoxicos-e-problemas-para-saude-parte-22-final-artigo-de-roberto-naime/
Ministério da Saúde registra de 12 mil a 14 mil intoxicações por agrotóxicos no país a cada ano
https://www.ecodebate.com.br/2018/08/01/ministerio-da-saude-registra-de-12-mil-a-14-mil-intoxicacoes-por-agrotoxicos-no-pais-a-cada-ano/
Agrotóxicos: O Brasil está, literalmente, se envenenando
https://www.ecodebate.com.br/2019/07/26/agrotoxicos-o-brasil-esta-literalmente-se-envenenando-artigo-de-gervasio-lima/
Multinacionais vendem no Brasil toneladas de agrotóxicos ‘altamente perigosos’ proibidos em seus países
https://www.ecodebate.com.br/2020/06/19/multinacionais-vendem-no-brasil-toneladas-de-agrotoxicos-altamente-perigosos-proibidos-em-seus-paises/
Agricultores não associam uso inadequado de agrotóxicos ao seu estado de saúde
https://www.ecodebate.com.br/2018/01/15/agricultores-nao-associam-uso-inadequado-de-agrotoxicos-ao-seu-estado-de-saude/
Mapa do envenenamento de alimentos por agrotóxicos no Brasil
https://www.ecodebate.com.br/2019/07/03/lancado-na-europa-mapa-do-envenenamento-de-alimentos-por-agrotoxicos-no-brasil/
Médica sanitarista fala sobre o universo da saúde ambiental, com destaque sobre os impactos dos agrotóxicos
https://www.ecodebate.com.br/2017/12/01/medica-sanitarista-fala-sobre-o-universo-da-saude-ambiental-com-destaque-sobre-os-impactos-dos-agrotoxicos/
O uso seguro de agrotóxicos é um mito
https://www.ecodebate.com.br/2019/05/16/o-uso-seguro-de-agrotoxicos-e-um-mito-por-roberto-naime/
Agrotóxicos chegam às torneiras de uma em cada quatro cidades
https://www.ecodebate.com.br/2019/05/07/agrotoxicos-chegam-as-torneiras-de-uma-em-cada-quatro-cidades-segundo-recente-levantamento-de-dados/
Agrotóxicos na natureza e na saúde humana
https://www.ecodebate.com.br/2016/02/17/agrotoxicos-na-natureza-e-na-saude-humana-artigo-de-roberto-naime/
Agrotóxicos chegam às bacias de abastecimento público
https://www.ecodebate.com.br/2019/05/22/agrotoxicos-chegam-as-bacias-de-abastecimento-publico/
Pesquisadores alertam sobre os riscos de agrotóxicos na saúde da população
https://www.ecodebate.com.br/2015/12/07/pesquisadores-alertam-sobre-os-riscos-de-agrotoxicos-na-saude-da-populacao/
Trabalho rural e riscos à saúde: uma revisão sobre o ‘uso seguro’ de agrotóxicos no Brasil
https://www.ecodebate.com.br/2014/10/10/trabalho-rural-e-riscos-a-saude-uma-revisao-sobre-o-uso-seguro-de-agrotoxicos-no-brasil-por-pedro-henrique-barbosa-de-abreu-e-herling-gregorio-aguilar-alonzo/

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.